Minas Gerais deve atingir pico de casos de dengue em março
O estado de Minas Gerais deve ter um aumento significativo nos casos de dengue nos próximos meses. Segundo o secretário de Saúde, Fábio Baccheretti, a previsão é que o pico de casos seja atingido até março deste ano.
O estado de Minas Gerais deve ter um aumento significativo nos casos de dengue nos próximos meses. Segundo o secretário de Saúde, Fábio Baccheretti, a previsão é que o pico de casos seja atingido até março deste ano.
De acordo com os últimos dados divulgados, Minas Gerais já contabiliza 32.316 casos prováveis e 11.490 confirmados da doença. Além disso, há 14 mortes em investigação e um óbito. Também foi registrado uma morte causada por Chikungunya, outra arbovirose transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
Durante uma coletiva de imprensa, o secretário Baccheretti explicou que a explosão de casos não era esperada para este ano, uma vez que 2023 já havia sido classificado como um ano epidêmico. Segundo ele, o comportamento comum da dengue é registrar um ano epidêmico intercalado por três anos com números mais baixos.
A região central do estado é a mais afetada pela dengue, concentrando a maior parte dos casos. O secretário também alertou para o retorno da circulação do sorotipo 3 da dengue no país, o que aumenta o risco de casos mais graves da doença. A chamada dengue grave geralmente ocorre quando a pessoa é infectada mais de uma vez, o que pode acontecer quando há um novo sorotipo circulando.
Baccheretti afirmou que teremos um ano epidêmico difícil em Minas Gerais. Até o momento, já foram registrados casos da doença em mais de 600 municípios em todo o estado, sendo que mais de 150 deles apresentam uma incidência classificada como alta ou muito alta de casos.
Vacina contra a dengue
A Secretaria Municipal de Saúde de Dourados (MS) deu início à campanha de vacinação contra a dengue, no início deste mês. A vacina aplicada é a Qdenga, do laboratório japonês Takeda, que em outubro do ano passado foi desprezada pelo governo Lula.
O objetivo é imunizar cerca de 150 mil pessoas entre 4 e 59 anos
A vacina Qdenga já está disponível na rede privada de saúde, desde julho de 2023, e oferece imunidade completa com duas doses, sendo a segunda aplicada três meses após a primeira. Segundo a prefeitura de Dourados, o laboratório já entregou aproximadamente 90 mil doses, distribuídas para todas as unidades básicas de saúde (UBS).
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)