Micro e pequenas empresas criam 80% dos novos empregos no Brasil em 2023, revela Sebrae
Micro e pequenas empresas preenchem oitos em cada dez vagas de emprego em 2023
Segundo uma pesquisa divulgado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), utilizando dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), as micro e pequenas empresas foram responsáveis pela criação de oito em cada dez empregos na economia brasileira em 2023.
Com um saldo anual de 1,48 milhões de novos empregos, os pequenos negócios geraram 1,18 milhão de novas vagas, o que corresponde a impressionantes 80,1% das ofertas de trabalho. Comparativamente, as médias e grandes empresas contribuíram com 209,99 mil vagas, equivalente a 14,2%.
Como foi a criação de novos empregos por atividade econômica?
- Restaurantes e Outros Serviços de Alimentação: 69 mil contratações.
- Construção de Edifícios: Saldo de 58,1 mil vagas.
- Comércio Varejista de Mercadorias: 47,9 mil vagas, com destaque para produtos alimentícios, hipermercados e supermercados.
Destaque para o setor de serviços
Um fato que merece ser destacado é que 2023 marcou o terceiro ano consecutivo em que as micro e pequenas empresas representaram a maior parcela na geração de novos postos de trabalho no Brasil. Nesse contexto, o setor de serviços liderou a criação de empregos, gerando nada menos que 631 mil novas vagas durante o ano.
Perdas e ganhos em dezembro
No último mês de 2023, como comum nesse período, houve uma demissão em massa marcando um total de 430 mil vagas perdidas. O saldo foi igualmente dividido, com as micro e pequenas empresas fechando 178 mil postos de trabalho e as médias e grandes com um declínio de 195 mil vagas.
Os impactos apesar de significativos nas micro e pequenas empresas (MPE) representaram 41,4% do total, enquanto nas médias e grandes empresas (MGE) corresponderam por 45,4%.
Para compensar, entre as atividades que contribuíram positivamente para a geração de empregos em dezembro de 2023, destacam-se o comércio varejista de produtos alimentícios, com 7,6 mil vagas; o comércio varejista de vestuário e acessórios, com 4,8 mil empregos; e hotéis, com 3,6 mil novas vagas.
Nesse contexto, o balanço geral, é positivo, ressaltando o papel das micro e pequenas empresas para a estabilidade e crescimento econômicos do Brasil.
Com informações de CNN e Sebrae
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)