Mercedes-Benz eActros 600, uma revolução no transporte de cargas
Com uma autonomia de até 531 km, é uma opção viável para longas distâncias.
A indústria de veículos pesados está passando por uma transformação significativa com a introdução de tecnologias elétricas. A Mercedes-Benz, uma das marcas líderes no setor, apresentou recentemente o eActros 600, um caminhão elétrico inovador que promete revolucionar o transporte de cargas. Este veículo foi projetado para oferecer alta autonomia e eficiência energética, assim como modelos tradicionais a diesel, mas com a vantagem de ser ambientalmente sustentável.
Durante o evento IAA Transportation 2024, realizado em Hannover, Alemanha, a Mercedes-Benz apresentou o eActros 600 ao público. A marca anunciou que a produção em série do modelo começará no final de novembro na fábrica de Wörth, também na Alemanha. Desde o início das vendas no ano passado, a empresa registrou 2.000 pedidos, com as primeiras entregas programadas para ocorrer ainda este ano.
Quais são as vantagens do eActros 600?
O eActros 600 se destaca por ser o caminhão elétrico de maior autonomia da Mercedes-Benz, com um alcance de 531 km em uma única carga. Isso é possível graças a um conjunto de três baterias individuais que, somadas, possuem uma capacidade total de 621 kWh. Comparado ao Tesla Semi, que possui uma bateria de 900 kWh e pode percorrer até 800 km, o eActros ainda se mantém competitivo.
Para dar um exemplo mais próximo, o Chevrolet Blazer, lançado recentemente, consegue rodar até 481 km com uma bateria de 102 kWh. Isso demonstra a eficiência e a capacidade superior das baterias utilizadas no eActros 600.
Como funcionam as baterias do eActros 600?
As baterias do eActros 600 são do tipo LFP (fosfato de ferro-lítio), conhecidas por sua durabilidade e segurança. Elas podem ser recarregadas em estações de carga rápida de até 400 kW. Futuramente, o eActros também aceitará o carregamento de megawatts, tecnologia já utilizada pelo Tesla Semi. Com isso, é possível recarregar de 20% a 80% da bateria em aproximadamente 30 minutos, de acordo com a Daimler Truck, braço da Mercedes-Benz dedicado a caminhões e ônibus.
Esse nível de eficiência de carregamento permite que o eActros 600 complete longas viagens com paradas mínimas para recarregar, tornando viável cumprir trajetos de mais de 1.000 km, como por exemplo, de São Paulo a Brasília, em um único dia.
Qual é o desempenho do eActros 600?
O eActros 600 possui dois motores elétricos que, juntos, entregam uma potência de 536 cv e um pico temporário de 804 cv. Ele é equipado com um câmbio automático de quatro marchas, tornando a condução mais agradável e eficiente. O caminhão tem um peso bruto total combinado de 44 toneladas e uma carga útil de 22 toneladas, com variações 6×2 e 4×2 disponíveis.
Design e tecnologia de ponta
O interior do eActros 600 é simples, mas altamente tecnológico. O painel conta com duas telas que funcionam como painel de instrumentos e central multimídia. Além disso, o caminhão oferece uma série de recursos de segurança ativa, como frenagem automática de emergência, detecção de pedestres e ciclistas, e alerta de colisão frontal. Quatro radares e uma câmera com visão de 270° ajudam a monitorar o ambiente ao redor do veículo, aumentando ainda mais a segurança.
Testes de resistência e autonomia
A Mercedes-Benz submeteu o eActros 600 a rigorosos testes de campo para garantir sua confiabilidade. Dois protótipos viajaram mais de 15.000 km pela Europa em 45 dias, passando por 22 países, com partidas e chegadas em Frankfurt, Alemanha. Durante a viagem, os caminhões realizaram paradas a cada 500 km para recarregar as baterias. Os resultados mostraram um consumo médio de 103 kWh por 100 km, um valor impressionante considerando o peso da carga.
Conclusivamente, o eActros 600 demonstra que os caminhões elétricos estão prontos para substituir os modelos a diesel, oferecendo uma solução mais sustentável e eficiente para o transporte de cargas a longas distâncias.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)