Mercedes-Benz eActros 600, uma revolução no transporte de cargas Mercedes-Benz eActros 600, uma revolução no transporte de cargas
O Antagonista

Mercedes-Benz eActros 600, uma revolução no transporte de cargas

avatar
Redação O Antagonista
4 minutos de leitura 17.09.2024 16:37 comentários
Brasil

Mercedes-Benz eActros 600, uma revolução no transporte de cargas

Com uma autonomia de até 531 km, é uma opção viável para longas distâncias.

avatar
Redação O Antagonista
4 minutos de leitura 17.09.2024 16:37 comentários 0
Mercedes-Benz eActros 600, uma revolução no transporte de cargas
Foto: Mercedez-Benz/Divulgação

A indústria de veículos pesados está passando por uma transformação significativa com a introdução de tecnologias elétricas. A Mercedes-Benz, uma das marcas líderes no setor, apresentou recentemente o eActros 600, um caminhão elétrico inovador que promete revolucionar o transporte de cargas. Este veículo foi projetado para oferecer alta autonomia e eficiência energética, assim como modelos tradicionais a diesel, mas com a vantagem de ser ambientalmente sustentável.

Durante o evento IAA Transportation 2024, realizado em Hannover, Alemanha, a Mercedes-Benz apresentou o eActros 600 ao público. A marca anunciou que a produção em série do modelo começará no final de novembro na fábrica de Wörth, também na Alemanha. Desde o início das vendas no ano passado, a empresa registrou 2.000 pedidos, com as primeiras entregas programadas para ocorrer ainda este ano.

Quais são as vantagens do eActros 600?

O eActros 600 se destaca por ser o caminhão elétrico de maior autonomia da Mercedes-Benz, com um alcance de 531 km em uma única carga. Isso é possível graças a um conjunto de três baterias individuais que, somadas, possuem uma capacidade total de 621 kWh. Comparado ao Tesla Semi, que possui uma bateria de 900 kWh e pode percorrer até 800 km, o eActros ainda se mantém competitivo.

Para dar um exemplo mais próximo, o Chevrolet Blazer, lançado recentemente, consegue rodar até 481 km com uma bateria de 102 kWh. Isso demonstra a eficiência e a capacidade superior das baterias utilizadas no eActros 600.

Como funcionam as baterias do eActros 600?

As baterias do eActros 600 são do tipo LFP (fosfato de ferro-lítio), conhecidas por sua durabilidade e segurança. Elas podem ser recarregadas em estações de carga rápida de até 400 kW. Futuramente, o eActros também aceitará o carregamento de megawatts, tecnologia já utilizada pelo Tesla Semi. Com isso, é possível recarregar de 20% a 80% da bateria em aproximadamente 30 minutos, de acordo com a Daimler Truck, braço da Mercedes-Benz dedicado a caminhões e ônibus.

Esse nível de eficiência de carregamento permite que o eActros 600 complete longas viagens com paradas mínimas para recarregar, tornando viável cumprir trajetos de mais de 1.000 km, como por exemplo, de São Paulo a Brasília, em um único dia.

Qual é o desempenho do eActros 600?

O eActros 600 possui dois motores elétricos que, juntos, entregam uma potência de 536 cv e um pico temporário de 804 cv. Ele é equipado com um câmbio automático de quatro marchas, tornando a condução mais agradável e eficiente. O caminhão tem um peso bruto total combinado de 44 toneladas e uma carga útil de 22 toneladas, com variações 6×2 e 4×2 disponíveis.

Design e tecnologia de ponta

O interior do eActros 600 é simples, mas altamente tecnológico. O painel conta com duas telas que funcionam como painel de instrumentos e central multimídia. Além disso, o caminhão oferece uma série de recursos de segurança ativa, como frenagem automática de emergência, detecção de pedestres e ciclistas, e alerta de colisão frontal. Quatro radares e uma câmera com visão de 270° ajudam a monitorar o ambiente ao redor do veículo, aumentando ainda mais a segurança.

Testes de resistência e autonomia

A Mercedes-Benz submeteu o eActros 600 a rigorosos testes de campo para garantir sua confiabilidade. Dois protótipos viajaram mais de 15.000 km pela Europa em 45 dias, passando por 22 países, com partidas e chegadas em Frankfurt, Alemanha. Durante a viagem, os caminhões realizaram paradas a cada 500 km para recarregar as baterias. Os resultados mostraram um consumo médio de 103 kWh por 100 km, um valor impressionante considerando o peso da carga.

Conclusivamente, o eActros 600 demonstra que os caminhões elétricos estão prontos para substituir os modelos a diesel, oferecendo uma solução mais sustentável e eficiente para o transporte de cargas a longas distâncias.

  • Mais lidas
  • Mais comentadas
  • Últimas notícias
1

PF indicia Bolsonaro e mais 36 por tentativa de golpe de Estado

Visualizar notícia
2

Cid implica Braga Netto para salvar delação premiada

Visualizar notícia
3

Moraes mantém delação premiada de Mauro Cid

Visualizar notícia
4

Putin comenta lançamento de míssil e ameaça o Ocidente

Visualizar notícia
5

O papel dos indiciados em suposta tentativa de golpe de Estado

Visualizar notícia
6

Gonet foi contra prisão de Cid após depoimento a Moraes; militar foi liberado

Visualizar notícia
7

Agora vai, Haddad?

Visualizar notícia
8

Crusoé: Thomas Sowell está vivo, Elon

Visualizar notícia
9

Crusoé: Pablo Marçal governador de São Paulo?

Visualizar notícia
10

Tarcísio defende Bolsonaro contra “narrativa disseminada”

Visualizar notícia
1

‘Queimadas do amor’: Toffoli é internado com inflamação no pulmão

Visualizar notícia
2

Sim, Dino assumiu a presidência

Visualizar notícia
3

O pedido de desculpas de Pablo Marçal a Tabata Amaral

Visualizar notícia
4

"Só falta ocuparem nossos gabinetes", diz senador sobre ministros do Supremo

Visualizar notícia
5

Explosões em dispositivos eletrônicos ferem mais de 2.500 no Líbano

Visualizar notícia
6

Datena a Marçal: “Eu não bato em covarde duas vezes”; haja testosterona

Visualizar notícia
7

Governo prepara anúncio de medidas para conter queimadas

Visualizar notícia
8

Crusoé: Missão da ONU conclui que Maduro adotou repressão "sem precedentes"

Visualizar notícia
9

Cadeirada de Datena representa ápice da baixaria nos debates em São Paulo

Visualizar notícia
10

Deputado apresenta PL Pablo Marçal, para conter agressões em debates

Visualizar notícia
1

Mandado contra Netanyahu não tem base, diz André Lajst

Visualizar notícia
2

Bolsonaro deixou aloprados aloprarem?

Visualizar notícia
3

Trump nomeia ex-procuradora da Flórida após desistência de Gaetz

Visualizar notícia
4

PGR vai denunciar Jair Bolsonaro?

Visualizar notícia
5

Tarcísio defende Bolsonaro contra “narrativa disseminada”

Visualizar notícia
6

Agora vai, Haddad?

Visualizar notícia
7

"Não faz sentido falar em anistia", diz Gilmar

Visualizar notícia
8

A novela do corte de gastos do governo Lula: afinal, sai ou não sai?

Visualizar notícia
9

Líder da Minoria sobre indiciamentos: "Narrativa fantasiosa de golpe"

Visualizar notícia
10

Fernández vai depor na Argentina sobre suposto episódio de violência doméstica

Visualizar notícia

Assine nossa newsletter

Inscreva-se e receba o conteúdo do O Antagonista em primeira mão!

Tags relacionadas

eActros 600 Mercedes-Benz transporte de cargas Veículos pesados
< Notícia Anterior

‘Queimadas do amor’: Toffoli é internado com inflamação no pulmão

17.09.2024 00:00 4 minutos de leitura
Próxima notícia >

Jorge Aragão no Podcast OA! - assista nesta terça, às 19h30

17.09.2024 00:00 4 minutos de leitura
avatar

Redação O Antagonista

Suas redes

Instagram

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (0)

Torne-se um assinante para comentar

Notícias relacionadas

Alerta laranja do Inmet para risco de chuvas intensas. Veja as regiões

Alerta laranja do Inmet para risco de chuvas intensas. Veja as regiões

Visualizar notícia
Morre Iolanda Barbosa: Um olhar sobre o Alzheimer

Morre Iolanda Barbosa: Um olhar sobre o Alzheimer

Visualizar notícia
Tarcísio defende Bolsonaro contra “narrativa disseminada”

Tarcísio defende Bolsonaro contra “narrativa disseminada”

Visualizar notícia
Mega-sena acumula e prêmio do próximo sorteio chega a R$ 18 milhões

Mega-sena acumula e prêmio do próximo sorteio chega a R$ 18 milhões

Visualizar notícia
Icone casa

Seja nosso assinante

E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos

Apoie o jornalismo independente. Assine O Antagonista e a Revista Crusoé.