Mensagens mostram que assessor de Salles atuou em favor de empresário no Ibama
A Polícia Federal identificou trocas de mensagens em que Leopoldo Penteado Butkiewicz, assessor especial de Ricardo Salles, intervém no setor de autuação de infrações do Ibama em favor de uma empresa do interior de São Paulo, publica a Folha. Segundo as mensagens, o assessor abordou...
A Polícia Federal identificou trocas de mensagens em que Leopoldo Penteado Butkiewicz, assessor especial de Ricardo Salles, intervém no setor de autuação de infrações do Ibama em favor de uma empresa do interior de São Paulo, publica a Folha.
Segundo as mensagens, o assessor abordou servidores do instituto para tratar da Prema Tecnologia e Comércio, com sede em Rio Claro. A empresa fabrica dormentes ferroviários e postes, entre outros produtos.
“O Ibama está prejudicando esse proprietário”, disse Butkiewicz por meio de WhatsApp, em diálogo em 3 de março. “Como deve estar prejudicando outros em casos similares.”
A PF, como publicamos, já havia identificado trocas de mensagens que mostram a atuação do assessor em favor de um empreendimento agropecuário em Mato Grosso.
O conteúdo dos diálogos faz parte da investigação que levou o ministro Alexandre de Moraes a autorizar a Operação Akuanduba, deflagrada pela PF em 19 de maio.
Butkiewicz e Salles foram alvos da operação policial destinada a apurar crimes de corrupção, advocacia administrativa, prevaricação e facilitação de contrabando de madeira, extraída principalmente da Amazônia.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)