Mendonça será relator de notícia-crime contra Nikolas
O ministro do STF André Mendonça será o relator da notícia-crime apresentada contra o deputado Nikolas Ferreira (PL, foto) por suposta fala transfóbica no plenário da Câmara no Dia da Mulher, na última quarta (8). A escolha foi feita por sorteio...
O ministro do STF André Mendonça será o relator da notícia-crime apresentada contra o deputado Nikolas Ferreira (PL, foto) por suposta fala transfóbica no plenário da Câmara no Dia da Mulher, na última quarta (8). A escolha foi feita por sorteio.
Como mostramos, no mesmo dia, parlamentares acionaram o STF contra o deputado bolsonarista, que vestiu uma peruca amarela e disse que “se sentia uma mulher” e que “as mulheres estão perdendo seu espaço para homens que se sentem mulheres”. Cinco deputados e um senador que assinaram a representação alegam que Nikolas cometeu transfobia.
“Muito embora as falas do deputado tenham sido proferidas dentro da Câmara dos Deputados, não é o caso de aplicar-se a elas o véu da imunidade parlamentar”, argumentam na notícia-crime, encabeçada pela deputada Tabata Amaral (PDT-SP) e pelo senador Alessandro Vieira (PSDB-SE). Uma das duas deputadas trans da atual legislatura, Duda Salabert (PDT-MG), também assina a queixa.
Nas redes sociais, Nikolas negou que sua fala tenha sido transfóbica. “Defendi o direito das mulheres de não perderem seu espaço nos esportes para trans – visto a diferença biológica – e de não ter um homem no banheiro feminino. Não há transfobia em minha fala. Elucidei o exemplo com uma peruca (chocante). O que passar disso é histeria e narrativa”, afirmou o parlamentar.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)