Mendonça relatará um dos pedidos de afastamento do ministro da Defesa
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça (foto) foi sorteado relator do pedido de afastamento do ministro da Defesa, Paulo Sergio Nogueira de Oliveira...
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça (foto) foi sorteado relator do pedido de afastamento do ministro da Defesa, Paulo Sergio Nogueira de Oliveira. A ação que pede a retirada do general do cargo foi apresentada por advogados que enxergaram possível crime de responsabilidade no relatório do Ministério da Defesa que “não exclui a possibilidade de fraude” nas eleições deste ano, mesmo sem apontar nenhuma evidência de tal.
Ontem (16), o ministro Alexandre de Moraes ordenou que a Procuradoria-Geral da República (PGR) analise a questão. Era outra ação, apresentada pelo deputado federal Marcelo Calero (PSD-RJ).
No pedido, protocolado em 11 de novembro, Calero alega que Nogueira tem feito declarações sobre supostas fraudes no processo eleitoral, agindo em benefício do presidente Jair Bolsonaro e de seus aliados.
Ele lembra que o próprio Ministério da Defesa não apontou a existência de fraude eleitoral. Para o deputado, a permanência do ministro põe em risco a integridade física dos cidadãos, que seriam “incentivados quase que involuntariamente” a apoiar a ruptura constitucional brasileira.
*A matéria foi corrigida às 14h14 para diferenciar as ações contra o ministro da Defesa apresentadas por advogados (cuja relatoria é de André Mendonça) e por Marcelo Calero (cuja relatoria é de Alexandre de Moraes)
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)