MEI: saiba como se proteger de golpes financeiros
Microempreendedores individuais e pequenas empresas têm se tornado alvos frequentes de golpistas que desenvolvem variadas...
Microempreendedores individuais (MEI) e pequenas empresas têm se tornado com cada vez mais frequência alvo de criminosos que desenvolvem variadas formas golpes, que vão desde falsas cobranças até processos ilegítimos de abertura de empresas.
Uma modalidade de golpe que tem preocupado este setor é a contestação de compras por clientes.
Golpes financeiros contra quem é MEI
Esse golpe ocorre quando consumidores, após receberem o produto comprado, alegam não reconhecer a transação perante a instituição financeira.
Normalmente, as empresas intermediadoras de pagamento costumam favorecer os clientes, deixando o prejuízo para o empreendedor.
Outro golpe comum direcionado ao MEI envolve mensagens fraudulentas no WhatsApp que oferecem falsos descontos de tributos via PIX.
A falsificação acontece através de contatos que se passam pela Receita Federal, mas vale lembrar que essa instituição não envia boletos ou guias por e-mail ou aplicativos de mensagens.
Como se proteger
A fim de auxiliar os Microempreendedores a se protegerem desses golpes, segue algumas dicas:
Verificação de segurança do site: sempre observe se o site acessado possui um cadeado e se o domínio termina com “.gov.br”. Isso garantirá a autenticidade do site.
Desconfie de cobranças e pedidos de documentos: o cadastro para o MEI é gratuito e digital, não requerendo o envio de documentos físicos.
Conheça suas obrigações: saiba que a única despesa obrigatória do MEI é a guia DAS, que vence no dia 20 de cada mês.
Cuidado com ofertas de crédito: sempre opte por empresas conhecidas e estabelecidas no mercado.
Caso um empreendedor seja vítima de golpe, é importante que registre um Boletim de Ocorrência e leve todas as evidências ao seu banco para contestar possíveis transações fraudulentas.
Com cuidado e ação proativa, os empreendedores podem evitar esses golpes, fortalecer a segurança financeira de seus negócios e garantir a continuidade de sua trajetória empreendedora.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)