Medalhas a Randolfe e Guimarães azedam ainda mais clima com militares
No último dia 12 de julho, o presidente Lula concedeu ao senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP) e ao deputado federal José Guimarães (PT-CE) a medalha da Ordem do Mérito Naval. A atitude...
No último dia 12 de julho, o presidente Lula concedeu ao senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP) e ao deputado federal José Guimarães (PT-CE) a medalha da Ordem do Mérito Naval. A atitude do presidente incomodou militares da ativa e da reserva, de acordo com O Globo.
O jornal diz que a honraria foi vista pelos militares como “afronta” e serviu para azedar ainda mais a relação do governo do petista com as Forças Armadas.
As medalhas recebidas por Randolfe e Guimarães são do grau de Grande-Oficial, o que os equipara a vice-almirantes da Marinha em cerimônias militares.
Além deles, outros parlamentares, 12 ministros do governo, o ministro do Supremo Tribunal Federal Kassio Nunes Marques e 92 militares da força também foram condecorados com a medalha.
Mas o incômodo dos militares se concentra em Randolfe e Guimarães. Nas redes sociais, os críticos fizeram questão de relembrar o caso em que um assessor de Guimarães foi preso no aeroporto de Congonhas, em 2005, com R$ 100 mil na cueca e mais R$ 250 mil em uma maleta. Após ser indiciado, o deputado foi considerado inocente pela Justiça Federal do Ceará.
Em nota enviada a O Globo, a Marinha diz que a admissão, promoção ou exclusão dos contemplados pela Ordem do Mérito Naval cabe ao comandante. A escolha é oficializada por Lula, na condição de presidente da República e Grão-Mestre da Ordem, no Diário Oficial da União.
A medalha de Ordem Naval foi criada por Getúlio Vargas em 1934. De acordo com a Força Naval, ela é concedida a militares da Marinha que se destacaram em suas carreiras e também a personalidades e instituições que tenham prestado serviços de relevância à Força. O que não é o caso de Randolfe, nem de Guimarães ou Nunes Marques.
Quando presidente, Jair Bolsonaro concedeu a medalha para governadores como Wilson Witzel (PSC-RJ), Romeu Zema (Novo-MG), Ratinho Jr (PSD-PR), Eduardo Leite (PSDB-RS) e Mauro Mendes (União-MT), além do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)