Mato Grosso do Sul transfere pacientes com Covid por falta de leitos
O governo de Mato Grosso do Sul começou a enviar pacientes com Covid para os estados de Rondônia e Espírito Santo devido à falta de leitos no sistema de saúde sul-mato-grossense. O anúncio foi feito ontem pelo secretário de Saúde, Geraldo Resende...
O governo de Mato Grosso do Sul começou a enviar pacientes com Covid para os estados de Rondônia e Espírito Santo devido à falta de leitos no sistema de saúde sul-mato-grossense. O anúncio foi feito ontem pelo secretário de Saúde, Geraldo Resende.
A primeira transferência foi realizada ontem, para Rondônia, que ofereceu 10 leitos.
Segundo o governo de MS, 278 pacientes esperam por vagas em hospitais. Desses, 170 estão na capital e outros 75 em Dourados.
Ao todo, de acordo com a Secretaria de Saúde estadual, 1.307 pessoas estão hospitalizadas — 759 em leitos clínicos e 548 em UTI.
Dados do Ministério da Saúde mostram que a taxa de mortalidade em Mato Grosso do Sul é de 248,9 para cada 100 mil habitantes. É o segundo ‘melhor’ resultado da região Centro-Oeste, atrás apenas de Goiás (246 a cada 100 mil habitantes).
Em maio deste ano, Resende já havia dito que o estado vive o pior momento desde o início da pandemia de Covid.
“As recomendações dos secretários municipais de Saúde são superadas por orientações de autoridades que não são da área e teimam em não usar máscara, em se aglomerar e inclusive em não se vacinar.”
Dois meses antes, o secretário de Saúde pediu que a população do estado cumprisse as medidas de isolamento.
“Nós precisamos que a população nos ajude cumprindo as medidas de biossegurança e evitem aglomerações. A doença avança mais rápido do que conseguimos ampliar mais leitos. Precisamos que os municípios também cumpram as medidas adotadas pelo decreto e sigam as recomendações do Prosseguir.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)