Massa de ar frio derruba as temperaturas no Rio Grande do Sul
A tarde de hoje foi considerada a mais fria no Jardim Botânico desde a onda de frio da primeira metade de julho.
O Rio Grande do Sul está enfrentou uma tarde gélida nesta segunda-feira, 29, resultado direto da massa de ar frio que começou a ingressar no estado no último domingo, 28, logo após a passagem de uma frente fria.
O tempo fechado e instável em várias regiões colabora para manter as temperaturas baixas, fazendo com que os gaúchos enfrentem um dia de muito frio.
Imagens de satélite desta segunda-feira à tarde, capturadas pelo GOES-16 da NOAA/NASA, mostram um cenário encoberto na Metade Norte do estado.
Contrariamente, nas regiões Oeste, parte do Centro e Sul, o sol predominava. Em Porto Alegre, por exemplo, o céu estava encoberto por volta das 15h, acompanhado de uma garoa fina.
Frente fria atinge diversas regiões do estado
Dados oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia revelam que às 15h desta segunda-feira, várias cidades gaúchas registravam temperaturas extremamente baixas:
Canela: 6,8ºC
São José dos Ausentes: 6,9ºC
Caxias do Sul: 7,6ºC
Cambará do Sul: 7,7ºC
Vacaria: 7,8ºC
Bento Gonçalves: 8,2ºC
Soledade: 8,5ºC
Lagoa Vermelha: 8,7ºC
Canguçu: 8,9ºC
Passo Fundo: 9,0ºC
Serafina Corrêa: 9,4ºC
Tupanciretã: 9,6ºC
Situação em Porto Alegre e Região Metropolitana
Em Porto Alegre, a temperatura às 15h na estação climatológica do bairro Jardim Botânico era de 12,9ºC, enquanto na estação da Zona Sul, no bairro Belém Novo, registrava-se 12,7ºC.
Na Região Metropolitana, Campo Bom também enfrentava 12,9ºC no meio da tarde.
A tarde de hoje é considerada a mais fria no Jardim Botânico desde a onda de frio da primeira metade de julho.
A última vez que a temperatura esteve tão baixa às 15h na estação da Zona Leste de Porto Alegre foi no dia 13 de julho, com 11,8ºC no mesmo horário.
Previsão para as próximas horas
A tendência, segundo os meteorologistas, é que a melhora do tempo que já ocorre no Oeste e no Sul se estenda para a maioria das regiões gaúchas.
Isso deve favorecer um resfriamento ainda mais acentuado durante a madrugada, com um amanhecer bastante frio na terça-feira.
Algumas regiões, como a Campanha, a fronteira com o Uruguai e a Serra do Sudeste, podem até registrar marcas abaixo de zero.
Este cenário reforça a necessidade dos gaúchos se prepararem para uma semana fria, aproveitando para retirar os casacos pesados do armário.
Fonte: MetSul Meteorologia
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)