Mario Sabino: Lembre a data: 4 de junho de 1997
Em sua coluna na Crusoé desta semana, Mario Sabino explica por que o brasileiro deveria vestir luto a cada aniversário da data em que o Congresso promulgou a emenda constitucional que permite a reeleição...
Em sua coluna na Crusoé desta semana, Mario Sabino explica por que o brasileiro deveria vestir luto a cada aniversário da data em que o Congresso promulgou a emenda constitucional que permite a reeleição.
“Singelíssima, a própria emenda tem um vício de nascimento que seria reproduzido como nunca antes neste país: ela foi comprada pelo governo de Fernando Henrique Cardoso, que almejava ser reeleito a todo custo (e bota custo nisso). O tucano sempre negou a compra de parlamentares, mas a sistematização dessa prática começou com a emenda e foi elevada à condição de arte por Lula — e, na sequência dos seus dois mandatos, ele ainda criou a figura do poste que, igualmente reelegível, pode proporcionar um mandato de 16 anos.
A reeleição é o nascedouro dos nossos maiores problemas porque o governante eleito, não importa o sinal ideológico, passa a preocupar-se unicamente com ficar mais quatro anos no poder. Assim, deixa de tomar medidas antipáticas necessárias à nação e passa a trabalhar em regime de dedicação exclusiva para ser reeleito, principalmente a partir do segundo ano de governo. Torna-se candidato com mandato, avançando sobre o Orçamento como se fosse recurso de campanha.”
LEIA AQUI a íntegra da coluna.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)