Margareth Menezes anuncia criação de memorial sobre invasões em Brasília
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, anunciou a criação de um memorial sobre os atos de vandalismo do último domingo, 8 de janeiro. Menezes falou com a imprensa após visita ao Palácio do Planalto na tarde desta terça-feira (10)...
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, anunciou a criação de um memorial sobre os atos de vandalismo do último domingo, 8 de janeiro. Menezes falou com a imprensa após visita ao Palácio do Planalto na tarde desta terça-feira (10) acompanhada pela primeira-dama, Janja; pelo presidente do Iphan, Leandro Grass, e pelo curador de arte do palácio, Rogério Carvalho.
Segunda a ministra, a ideia do memorial surgiu em reuniões ao longo do dia de ontem (9) com técnicos do Iphan e com representantes da Unesco. Seria um “memorial sobre violência que sofremos para que nunca mais aconteça de novo, isso é um tesouro artístico, tesouro do povo brasileiro, que precisa ser respeitado”, pontuou Menezes.
Sobre a avaliação dos danos ao patrimônio artístico, Margareth Menezes disse que os técnicos do Iphan solicitaram que possam trabalhar até quinta-feira (12) para, então, apresentar uma estimativa.
A ministra ressaltou que o processo ainda está em andamento, mas não se sabe se será possível restaurar o relógio de Balthazar Martinot, obra com valor inestimável. Também está sem avaliação as condições do quadro “As mulatas” de Di Cavalcanti.
“A avaliação sobre o quadro de Di Cavalcanti está sendo feita ,inclusive o valor real da obra que varia entre R$ 20 milhões, R$10 milhões”, afirmou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)