Marco Aurélio aponta “pouco caso” de Lula com o STF
A ministra Rosa Weber se aposentou no dia 30 de setembro, há exatos 38 dias, e, até agora, sua cadeira segue vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). Muito já se especulou sobre...
A ministra Rosa Weber se aposentou no dia 30 de setembro, há exatos 38 dias, e, até agora, sua cadeira segue vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). Muito já se especulou sobre quem deve ocupá-la, mas o presidente Lula ainda não apresentou sua indicação. Para um ex-membro da corte, a demora “ressoa como pouco caso”.
“O atraso na indicação é ruim. O Tribunal está funcionando com número par [de ministros], além de ficar com uma composição irregular. Não vejo com bons olhos a postergação. Assim sempre me pronunciei ante a demora na indicação”, disse o ex-ministro Marco Aurélio Mello ao Estadão. O ministro diz temer pela “fragilização da instituição”.
Lula foi pressionado por aliados a indicar uma mulher negra para o cargo, mas o páreo é disputado mesmo pelo advogado-geral da União, Jorge Messias, pelo presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, e pelo ministro da Justiça, Flávio Dino.
Para efeito de comparação, Lula demorou mais de 50 dias para indicar seu advogado, Cristiano Zanin, para o lugar de Ricardo Lewandowski neste ano. Enquanto está desfalcado de um membro, o STF pode chegar a placares empatados em cinco a cinco em seus julgamentos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)