Marçal avança em mais uma pesquisa; Boulos e Nunes retrocedem
Real Time Big Data registra avanço de sete pontos percentuais para o influenciador em relação a levantamento de julho, enquanto seus dois principais adversários caíram nove pontos cada; empate técnico triplo na liderança
O influenciador Pablo Marçal (PRTB, foto) subiu sete pontos na pesquisa do instituto Real Time Big Data e aparece tecnicamente empatado na liderança com o prefeito Ricardo Nunes (MDB) e o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) na disputa pela Prefeitura de São Paulo.
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O levantamento divulgado nesta terça-feira, 3, aponta o ex-coach com 21% das intenções de voto, contra 14% em julho. Nunes e Boulos têm 20% cada, e ambos apareciam com 29% no último levantamento, o que indica que cada um caiu nove pontos percentuais.
A deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP), o apresentador José Luiz Datena (PSDB) e a economista Marina Helena (Novo) oscilaram dentro da margem de erro, que é de três pontos percentuais. Tabata tinha 8% e foi a 9%; Datena saiu de 9% para 8%, e Marina Helena foi de 1% a 3%.
Influências
O instituto ouviu 1.500 eleitores de 31 de agosto e 2 de setembro e o índice de confiança da pesquisa é de 95%. A pesquisa foi feita após o início da propaganda de rádio e televisão, na sexta-feira, 30, na qual Marçal não aparece, por seu partido não ter representação mínima no Congresso Nacional.
Durante o intervalo entre os levantamento de julho e de setembro da Real Time Big Data, contudo, ocorreu muita coisa, como os primeiros debates e as desavenças públicas entre Marçal e o clã Bolsonaro, que já foram equalizadas.
Ainda não é possível medir com precisão, portanto, a influência da propaganda obrigatória na corrida de São Paulo — os adversários apostam nela para frear o fenômeno Marçal. Uma melhor medida sobre a questão deve ser proporcionada pela pesquisa Datafolha prevista para esta semana.
Tendência de alta
A pesquisa Real Time Big Data confirma a tendência de subida de Marçal apontada por todos os levantamento divulgados após o início oficial da corrida eleitoral, marcada até agora pela capacidade do influenciador de capturar a atenção do eleitorado, não apenas na capital paulista, mas no país inteiro.
No domingo, 1º, Marçal deu o tom do debate da TV Gazeta, no qual os candidatos à Prefeitura de São Paulo trocaram ofensas e mal tiveram tempo de falar sobre seus planos para ao futuro da capital paulista.
Segundo turno
No levantamento do Real Time Big Data, Marçal empara tecnicamente com Boulos num hipotético segundo turno, com 40% para o socialista e 37% para o ex-coach.
Outro empate técnico, mas no limite da margem de erro, foi registrado no cenário de disputa entre Nunes e Marçal, com 39% para o prefeito e 33% para o influenciador.
O cenário mais confortável, sem empate, é aquele em que Nunes enfrenta Boulos, com 45% das intenções de voto para o prefeito e 35% para o deputado do PSOL.
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