Máquina de lobby de militares supera 100 nomes, diz estudo
As três Forças Armadas brasileiras teriam, à sua disposição hoje, uma máquina de lobby própria e mais de sete vezes maior que a própria estrutura montada pelo Ministério da Defesa...
As três Forças Armadas brasileiras teriam, à sua disposição hoje, uma máquina de lobby própria e mais de sete vezes maior que a própria estrutura montada pelo Ministério da Defesa. As conclusões vieram do estudo “O lobby dos militares no Legislativo”, tornado público nesta segunda-feira (12) pelo Instituto Tricontinental de Pesquisa Social.
O estudo, assinado por oito acadêmicos, aponta que há uma rede de 19 assessorias parlamentares dentro do Exército Brasileiro, responsáveis pelas áreas dos comandos e também pelos âmbitos estaduais e municipais. Apesar disso, os pesquisadores não indicam seus membros, nem sua organização territorial. O objetivo principal estaria em garantira pautas de interesse e verbas, seja pelo Orçamento, seja na destinação de emendas.
A estrutura existe fora da órbita da própria assessoria parlamentar do Ministério da Defesa, que contaria com 13 funcionários (cinco civis e oito militares, sendo quatro da ativa e quatro da reserva).
Com mais de 100 nomes, segundo os pesquisadores do Tricontinental, a estrutura dos militares seria mais de 700% maior que o da própria pasta — que deveria representar todas as demandas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)