Mantega e Coutinho são absolvidos em ação sobre fraudes no BNDES
O juiz Marcus Vinicius Reis Bastos, da 12ª Vara Federal de Brasília, absolveu Guido Mantega (foto), ex-ministro da Fazenda; Leonardo Mantega, seu filho; e Luciano Coutinho, ex-presidente do BNDES, em ação por fraudes e corrupção no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social...
O juiz Marcus Vinicius Reis Bastos, da 12ª Vara Federal de Brasília, absolveu Guido Mantega (foto), ex-ministro da Fazenda; Leonardo Mantega, seu filho; e Luciano Coutinho, ex-presidente do BNDES, em ação por fraudes e corrupção no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.
Na decisão, publicada nesta quinta-feira (16), o juiz entendeu que o MPF não conseguiu produzir provas contra os réus.
“As testemunhas de defesa, especialmente os servidores e ex-servidores do BNDES, não apontaram qualquer ato ou iniciativa de responsabilidade de Guido Mantega ou de Luciano Galvão Cotinho que revelasse malversação dos recursos da Instituição, ou; desprezo pelos processos internos então adotados para a concessão de financiamentos”, afirmou.
Ainda segundo o magistrado, a delação premiada do empresário Joesley Batista, ex-controlador do Grupo JBS, que sustentou a denúncia, “além de consistir numa série de generalidades, não tem qualquer serventia para justificar a inauguração da instância penal.”
O Ministério Público Federal pode recorrer da decisão.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)