Mandetta: “Essa dependência tecnológica não nos traz um problema de soberania?”
Questionado sobre a possibilidade de que testes para o novo coronavírus e respiradores possam ser feitos no Brasil, Luiz Henrique Mandetta explicou que o país depende de insumos de outros países, que se fecham em momentos de crise com o atual...
Questionado sobre a possibilidade de que testes para o novo coronavírus e respiradores possam ser feitos no Brasil, Luiz Henrique Mandetta explicou que o país depende de insumos de outros países, que se fecham em momentos de crise com o atual.
“A gente produz no Brasil os testes Fiocruz, que temos utilizado para fazer a PCR-RT. Temos a tecnologia de fazê-los. Para produzir, dependemos de um determinado insumo que os países externos, quando tem uma crise dessa, a primeira coisa que fazem é ‘fechem a saída dos nossos insumos e vamos usar para dentro do pais’.”
Para o ministro, “é uma coisa que o Brasil vai ter que discutir após essa crise, se essa dependência tecnológica não nos traz um problema de soberania. É uma discussão profunda do pós-crise”.
Em relação aos ventiladores, Mandetta disse que há fábricas que produzem no Brasil, mas para ampliar a produção é preciso contar com o apoio de grandes empresas, citando Suzano e Positivo.
O ministro ressaltou que a adaptação de linhas de produção não é do dia para a noite. E que só o respirador não resolve. “Mas um conjunto de coisas que vão do lado. Monitor, carrinho de parada, desfibrilador, vácuo. Ali você está lidando com o indivíduo na linha da vida com a morte. Não pode improvisar.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)