Mais que o triplo de outros países
Nações com perfil demográfico semelhante ao brasileiro gastam, em média, 4% do PIB com Previdência, enquanto o Brasil gasta 14%. O levantamento foi apresentado pelo economista e professor da PUC-Rio José Márcio Camargo, em jantar de Michel Temer com parlamentares para discutir a reforma, informa O Globo. "O principal fator...
Nações com perfil demográfico semelhante ao brasileiro gastam, em média, 4% do PIB com Previdência, enquanto o Brasil gasta 14%.
O levantamento foi apresentado pelo economista e professor da PUC-Rio José Márcio Camargo, em jantar de Michel Temer com parlamentares para discutir a proposta de reforma, informa O Globo.
“O principal fator para essa disparidade é que aposenta-se cedo no Brasil: 51% dos aposentados por tempo de contribuição em 2015 receberam o benefício antes dos 54 anos, já que hoje não há exigência de idade mínima para quem recebe o benefício pelo INSS. Apenas em outros 12 países (Equador, Iraque, Irã, Síria, Arábia Saudita, Iêmen, Argélia, Itália, Egito, Bahrein, Hungria e Sérvia) não há esse pré-requisito.”
A pesquisadora do Ipea e professora da FGV Ana Amélia Camaran explicou ao jornal:
“A população jovem é menor e entra mais tarde no mercado de trabalho por causa da escolaridade. Enquanto isso, as pessoas vivem mais, mas o sistema permite que se aposentem cedo. A vida do trabalho fica mais espremida, o período laboral é muito curto, não há tempo suficiente para formar um volume de contribuições para bancar a velhice. Os dados colocam a necessidade de aumentar a idade de se aposentar, que é a proposta principal do governo.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)