Mais de 920 pessoas deixam suas casas após chuvas em SC
A cidade mais atingida pelas chuvas foi Rio do Sul, localizada no Vale do Itajaí, que registrou um total de 483 desabrigados até ontem
As intensas chuvas que atingiram o estado de Santa Catarina a partir da última sexta-feira, 17, causaram grandes transtornos em pelo menos 24 cidades. De acordo com dados atualizados até o fim da tarde de domingo, 19, 771 pessoas foram deslocadas de suas residências, sendo 117 desalojadas e 654 desabrigadas. Se somados os afetados pelas chuvas ocorridas entre os dias 11 e 13 de maio em São João do Sul, o número sobe para 925.
A cidade mais atingida foi Rio do Sul, localizada no Vale do Itajaí, que registrou um total de 483 desabrigados até ontem. O nível do Rio Itajaí Açu atingiu a marca de 8,97 metros de profundidade, transbordando e causando enchentes em diversos bairros. Além disso, foram registrados pontos de alagamento na região.
Segundo a Defesa Civil de Rio do Sul, as chuvas que caíram no último sábado representam o maior volume registrado desde julho de 2016, quando foi instalado um sensor para medir os níveis do rio e a precipitação pluviométrica. Os estragos provocados pelas chuvas levaram a prefeitura a decretar situação de emergência no município.
Chuvas em Santa Catarina
O volume de chuva foi muito superior ao previsto anteriormente, que variava entre 80 e 120 milímetros entre sexta-feira e sábado. Ao todo, foram registrados 152,2 milímetros de chuva, superando o recorde anterior de 99,8 milímetros, ocorrido em 4 de maio de 2022. A Defesa Civil estima que, nos últimos dias, o acumulado de chuvas chegou a 167 milímetros.
Além de Rio do Sul, outras sete cidades catarinenses também decretaram situação de emergência devido às consequências das chuvas. São elas: Araranguá, Balneário Gaivota, Jacinto Machado, Maracajá, Passo de Torres, São João do Sul e Sombrio.
No domingo, as chuvas foram gradativamente diminuindo nas principais áreas afetadas. No entanto, uma massa de ar frio manteve as temperaturas baixas em grande parte do estado.
Previsão do tempo
De acordo com a Defesa Civil estadual, as condições devem se estabilizar a partir de hoje, 20, com uma moderada elevação na temperatura a partir da tarde. No entanto, há um risco moderado de ocorrências relacionadas à agitação marítima, com possíveis rajadas de vento de até 50 km/h atingindo o litoral sul e a região da Grande Florianópolis, deixando o mar agitado.
Para amanhã, 21, está prevista a chegada de uma nova frente fria no estado vizinho – Rio Grande do Sul – que pode causar pancadas de chuva na divisa com Santa Catarina, principalmente na região do Grande Oeste.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)