Mais de 4 milhões de casos de dengue no Brasil
A cada dia o país bate recorde de mortes causadas pela dengue, até o momento são 1.937 e 2.345 em investigação
De acordo com a mais recente atualização do Painel de Monitoramento das Arboviroses, fornecido pelo Ministério da Saúde, o Brasil já contabiliza mais de 4.127.571 milhões de casos prováveis da doença somente neste ano.
Além disso, o número de mortes confirmadas pela dengue em 2024 é o mais alto desde que os registros começaram a ser feitos em 2000. São 1.937 óbitos até o momento, superando o recorde anterior, que foi registrado ao longo de todo o ano de 2023, com 1.094 mortes.
Os números são preocupantes e revelam uma tendência alarmante. Comparado aos anos anteriores, 2024 já ultrapassou os registros de 2015 e 2023, que até então eram os anos com maior número de casos.
Dengue por estados
Entre os estados mais afetados pela doença, São Paulo lidera o ranking, com 9.006 casos graves registrados. Em seguida, estão Minas Gerais, com 6.929 casos, e Paraná, com 6.489 casos.
Segundo especialistas do Ministério da Saúde, esse aumento expressivo está relacionado a fatores como as mudanças climáticas e a circulação simultânea de diferentes sorotipos do vírus.
A pasta também alerta para a presença dos focos do mosquito Aedes aegypti nos domicílios brasileiros, sendo responsáveis por cerca de 75% dos casos.
Epidemia de dengue em São Paulo
A cidade de São Paulo enfrenta uma epidemia de dengue em todos os seus 96 bairros, de acordo com o último boletim de arboviroses divulgado pela prefeitura, nesta segunda-feira, 29. Para configurar uma situação epidêmica, é necessário que o número de casos confirmados por 100 mil habitantes supere os 300.
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), durante uma agenda na Zona Sul da capital, lamentou os dados e afirmou que espera uma melhora nas próximas semanas. No entanto, ele alertou que a população não pode baixar a guarda, pois mesmo com a tendência de queda, ainda estamos em um momento crítico.
O bairro Vila Jaguara, localizado na Zona Oeste da cidade, registrou o maior índice de casos, com 10.598,1 casos a cada 100 mil pessoas, informou reportagem do G1.
Casos de dengue na capital paulista
Segundo dados do painel de monitoramento da Secretaria Estadual de Saúde (SES), a capital paulista registrou um total de 244.140 casos de dengue, o que corresponde a 30% do total do estado.
Além disso, foram registradas 105 mortes causadas pela doença neste ano, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)