Maia diz que BR do Mar não está ‘pronta para votar’ e cancela sessão
Rodrigo Maia interrompeu há pouco as discussões no plenário da Câmara e adiou a votação da BR do Mar, proposta de Tarcísio Freitas para abrir o setor de cabotagem...
Rodrigo Maia interrompeu há pouco as discussões no plenário da Câmara e adiou a votação da BR do Mar, proposta de Tarcísio Freitas para abrir o setor de cabotagem.
Para o presidente da Câmara, a proposta não estava pronta para votar. Maia deu até o fim do dia para o relator, deputado Gurgel (PSL), entregar um novo parecer.
“Estou aqui com o partido do relator, alguns outros líderes. O líder do governo [Ricardo Barros] não está no plenário. Eu não acho que essa matéria esteja pronta para votar hoje, então eu vou encerrar a sessão. [Peço para que] Tanto o relator quanto o governo cheguem a um texto, até hoje à noite, para que na segunda-feira a gente vote a cabotagem.”
Como temos mostrado, a BR do Mar tem urgência constitucional e tranca a pauta da Câmara. Sem votar a proposta, a Casa fica impedida de analisar outros projetos de lei.
“Temos outras matérias que estão sendo obstruídas pela cabotagem, como a regulamentação do Fundeb, o PLP 101, que resolve e organiza a dívida de estados, que é muito importante que seja aprovada na próxima semana, ente tantas outras matérias. Para que a gente não vote uma matéria complexa de forma desorganizada, peço ao líder [Felipe] Francischini que ajuste o texto com o governo, com a oposição e apresente o relatório.”
A BR do Mar tem servido como um cabo de guerra entre o Planalto e Maia. O governo insiste em manter a urgência da proposta —que não tem a simpatia de caminhoneiros–, enquanto o presidente da Câmara chama a pauta do Planalto de “cortina de fumaça”.
No pano de fundo, claro, estão as eleições para a presidência da Câmara. O candidato do Planalto é Arthur Lira, e Maia tenta reeleger-se ou colocar no cargo algum aliado.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)