Lupion deixa o páreo e abre caminho para sucessor de Lira
Presidente da Frente Parlamentar do Agronegócio (FPA) vai apoiar indicado pelo atual presidente da Câmara
O presidente da Frente Parlamentar do Agronegócio (FPA), Pedro Lupion (PP-PR), recuou da intenção de lançar candidatura própria ao comando da Câmara dos Deputados e confirmou apoio ao sucessor que será indicado pelo atual presidente, Arthur Lira (PP-AL). Uma reunião de Lira com a bancada do agro pacificou o acordo na última segunda-feira, 2.
Até meados do mês de junho, quando perguntado sobre concorrer ao posto de presidente da Câmara, Lupion não descartava da hipótese: “depende dos meus colegas quererem que eu seja[presidente da Câmara]. Essa é uma composição que a gente vai fazer lá para outubro ou novembro”, declarou à imprensa antes do recuo em favor de Arthur Lira.
O atual presidente garantiu aos representantes da FPA que o candidato por ele chancelado não será submisso ao governo e buscará fortalecer as prerrogativas dos parlamentares. O alagoano deve anunciar nesta quarta-feira, 4, o nome de seu candidato à sucessão para a presidência da Casa. O assunto foi discutido em uma reunião no Palácio do Planalto com o presidente Lula (PT). Já nesta terça-feira, 3, Lira deve comunicar aos líderes partidários sua decisão sobre o apoio a Elmar Nascimento, líder do União Brasil.
Apesar de ter o apoio de Lira, a candidatura de Elmar Nascimento enfrenta resistência diante do “baixo clero” da Câmara. O deputado baiano é visto como um político de “difícil diálogo”, o que tem gerado obstáculos à sua aceitação. Ainda assim, as tentativas de alguns líderes de barrar sua candidatura não prosperaram.
Nos últimos dias, também houve um esforço para retirar Antônio Brito (PSD-BA) da disputa, mas o presidente do PSD, Gilberto Kassab, manteve o nome de Brito no páreo após também se reunir com o presidente Lula. Marcos Pereira, outro nome cogitado, também continua na disputa.
Lira havia estipulado agosto como prazo final para definir seu apoio, mas, diante da falta de consenso, o presidente da Câmara optou por adiar o anúncio.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)