Lula x Tarcísio, uma prévia
Aliados do presidente Lula (PT) e do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), esperam que eles tenham uma participação ativa na campanha eleitoral dos candidatos à prefeitura de Campinas, no interior paulista, antecipando um possível confronto entre eles em 2026...
Aliados do presidente Lula (PT) e do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), esperam que eles tenham uma participação ativa na campanha eleitoral dos candidatos à prefeitura de Campinas, no interior paulista, antecipando um possível confronto entre eles em 2026, registrou O Estado de S. Paulo.
Dário Saadi (Republicanos) busca a reeleição em Campinas com o apoio de uma ampla aliança de partidos de centro e direita. Sua base de apoio de Saadi vai desde o PSB, de Geraldo Alckmin, até o PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro e de Valdemar Costa Neto, passando por MDB, PP, PSD e União Brasil.
O prefeito de Campinas disse ao jornal que conta com o apoio de Tarcísio para permanecer no cargo por mais quatro anos.
“Os partidos aliados estão tratando da eleição e, na hora certa, vou me dedicar. Meu foco agora é continuar cuidando de Campinas e da população”, afirmou Saadi ao Estadão.
Integrantes do PT também dão a presença de Lula na campanha de Campinas como certa. Segundo o jornal, o presidente considera estratégico vencer no município.
Disputa polarizada
De acordo com o jornal, a disputa eleitoral em Campinas deve ser polarizada entre Saadi e o pré-candidato do PT, Pedro Tourinho, que foi o candidato a deputado federal mais votado em Campinas nas eleições de 2022, com 48,7 mil votos no município, e é suplente na Câmara dos Deputados.
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Paraná em outubro de 2023 indicou que Dário Saadi lidera a corrida pela prefeitura de Campinas, com 33,7% das intenções de voto, seguido por Rafa Zimbaldi (Cidadania), com 24,5%, e Pedro Tourinho com 11,9%.
O levantamento também mostrou que a administração de Saadi é avaliada positivamente por 37,2% dos entrevistados. A margem de erro da pesquisa é de 3,5 pontos percentuais.
Lula X Saadi
Em 2023, Lula criticou a gestão Dario Saadi, que conta com o apoio de Tarcísio, pela construção de casas com apenas 15 metros quadrados para moradores de uma ocupação.
Para o chefe do Palácio do Planalto, o próximo passo seria construir “poleiros”.
“Aquela história do prefeito de fazer uma casa de 15 metros quadrados. Se essa moda pega, daqui a pouco estaremos construindo poleiros para que o povo possa morar. É o absurdo do absurdo do absurdo”, reclamou Lula.
O prefeito de Campinas disse que ter ficado espantado com o teor das críticas do petista ao projeto habitacional.
“Fiquei e estou espantado com esse ataque ofensivo e agressivo do presidente à minha pessoa, querendo falar que não sou um ser humano e distorcendo fatos. Ou ele está mal informado ou mal intencionado”, disse Saadi a Crusoé.
Campinas, a capital do interior paulista
Campinas, conhecida como a “capital do interior”, possui o 12º maior Produto Interno Bruto (PIB) do país.
O orçamento da prefeitura para 2024 é de 9,3 bilhões de reais.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)