Lula volta a dizer que quer acordo UE-Mercosul ainda neste ano
Em reunião nesta terça-feira (19) com o chanceler (premiê) da Alemanha, Olaf Scholz (foto), Lula disse que pretende fechar o acordo com a União Europeia enquanto estiver na presidência do Mercosul, informa a Folha. O presidente brasileiro assumiu a função em julho último, para um mandato de seis meses...
Em reunião nesta terça-feira (19) com o chanceler (premiê) da Alemanha, Olaf Scholz (foto), Lula disse que pretende fechar o acordo com a União Europeia enquanto estiver na presidência do Mercosul, informa a Folha. O presidente brasileiro assumiu a função em julho último, para um mandato de seis meses.
Lula e Scholz encontraram-se às margens da Assembleia-Geral da ONU, em Nova York, onde o petista discursou na manhã desta terça. Segundo o jornal paulistano, a reunião foi realizada no hotel em que o presidente brasileiro está hospedado —ele fará uma cirurgia no quadril quando voltar dos EUA e tem evitado se deslocar por causa de dores.
Em junho último, Lula alegou que a carta adicional enviada pela UE era uma “ameaça a um parceiro estratégico” e “não permite que se faça um acordo”. No mês seguinte, porém, num encontro em Bruxelas com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, o presidente disse que queria fechar um acordo “equilibrado” com os europeus ainda em 2023.
A reunião com Scholz foi uma das cinco bilaterais que Lula tinha programadas para esta terça. Nesta quarta (20), o presidente brasileiro deve se encontrar com os homólogos dos EUA, Joe Biden, e da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)