Lula usa pronunciamento do 7 de Setembro para criticar Musk
O petista também usou uma expressão que tem sido repetida pelo ministro Alexandre de Moraes sobre a questão do X
Lula (foto) usou o pronunciamento em rádio e TV do 7 de Setembro, na noite de sexta-feira, 6, para criticar o empresário Elon Musk, dono do X. Sem citar nominalmente o bilionário, o presidente afirmou que o Brasil será intolerante com quem desafia a legislação do país.
“Nenhum país é de fato independente quando tolerar ameaças à sua soberania. Seremos sempre intolerantes com qualquer pessoa, tenha a fortuna que tiver, que desafie a legislação brasileira. Nossa soberania não está à venda”, disse.
Em outro momento do discurso, Lula também usou uma expressão que tem sido repetida pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, sobre a questão do X: “o Brasil não é terra sem lei”.
“Daquele dia em diante, deixamos bem claro ao mundo que o Brasil é um e a paz e a liberdade imperam. Mas não é um território sem lei e sem ordem”, afirmou o petista.
O pronunciamento foi feito por ocasião do Dia da Independência. Lula participa na manhã deste sábado do desfile de 7 de Setembro na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.
Moraes determinou a derrubada do X em 30 de agosto, após a empresa de Elon Musk não indicar um representante legal no Brasil.
O magistrado também estabeleceu uma multa diária de 50 mil reais para quem tentar burlar o bloqueio à rede social por meio de VPN. Inicialmente, o magistrado havia determinado que a Apple e o Google impusessem “obstáculos tecnológicos capazes de inviabilizar” o acesso ao X, mas ele recuou desse trecho da decisão.
Em sua decisão, Moraes afirmou que Elon Musk demonstrou “total desrespeito à soberania brasileira e ao Poder Judiciário” ao não cumprir ordens determinadas pelo magistrado.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)