Lula se reúne com Guterres, outro “persona non grata” em Israel
Essa foi a primeira reunião bilateral que o petista realizou em preparação para o encontro principal da cúpula do G20
O presidente Lula recebeu, neste sábado, 16, o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, durante o G20, no Rio de Janeiro.
Essa foi a primeira reunião bilateral que o petista realizou em preparação para o encontro principal da cúpula, que começa na segunda-feira.
“Falei ao secretário-geral da ONU, @antonioguterres , que vamos dialogar com as próximas sedes do @g20org para que adotem como prática a realização do G20 Social, ouvindo as demandas dos movimentos sociais e da sociedade civil”, escreveu Lula no Instagram.
Durante a reunião, Lula estava acompanhado do chanceler Mauro Vieira, do assessor especial da Presidência para assuntos internacionais, Celso Amorim, e da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.
Leia também: Guterres é uma vergonha: fechem a ONU
Persona non grata em Israel
Em outubro, Israel declarou o secretário-geral da ONU, António Guterres, como persona non grata, proibindo a sua entrada no país.
Segundo o ministro israelense das Relações Exteriores, Israel Katz, “quem é incapaz de condenar inequivocamente o ataque criminoso do Irã a Israel, como quase todos os países do mundo fizeram, não é digno de pisar em solo de Israel”.
No início daquele mês, o secretário-geral da ONU condenou a ampliação do conflito no Oriente Médio sem mencionar o direito de defesa de Israel aos ataques promovidos por Hezbollah e Teerã.
Em resposta, Israel condenou a incapacidade de Guterres de responsabilizar o Irã pelos ataques.
O ministro israelense das Relações Exteriores também já havia dito que o presidente Lula não é bem-vindo em Israel.
A classificação foi realizada após o petista, que tem feito reiterados ataques a Israel, comparar as operações militares israelenses na Faixa de Gaza ao extermínio de judeus promovido por Adolf Hitler.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)