Lula se melindra com seguranças de Biden e desiste de evento
Lula desistiu de participar de um evento organizado pela Fundação Clinton depois de um desentendimento entre a equipe do presidente petista e seguranças do governo dos Estados Unidos
Lula desistiu de participar de um evento organizado pela Fundação Clinton depois de um desentendimento entre a equipe do presidente petista e seguranças do governo dos Estados Unidos.
O evento, chamado Clinton Global Initiative, ocorreu num hotel em Nova York, onde Lula está hospedado para participar da Assembleia-Geral da ONU.
Lula e sua equipe chegaram a entrar no hotel, mas a partir de determinado espaço os agentes de segurança de Biden quiseram restringir a passagem de auxiliares do presidente brasileiro.
De acordo com auxiliares, estava combinado com os organizadores do evento como seria o acesso de Lula ao espaço restrito dos convidados, mas o acordo foi descumprido a partir do reforço da segurança com a chegada de Biden.
A confusão nos protocolos se deu porque Joe Biden decidiu comparecer de última hora e o Serviço Secreto assumiu a segurança do evento.
Após o desentendimento, Lula se melindrou e decidiu deixar o local. Integrantes do governo atribuem à situação a um aumento de tensão na segurança dos EUA, em meio a tentativas de assassinato na campanha eleitoral.
A equipe americana ainda tentou reverter a situação para que o presidente Lula participasse do evento, mas a opção de Lula foi pelo cancelamento da sua participação
Discurso de Lula
Lula abriu os discursos da Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, nesta terça-feira, 24.
O presidente do Brasil condenou a guerra de Israel contra o grupo terrorista Hamas e a milícia xiita radical libanesa Hezbollah, criticou armas de destruição em massa e mencionou a fórmula de paz costurada por Brasil e China para a guerra na Ucrânia, mas já rechaçada pelo presidente ucraniano Volodymyr Zelensky como “destrutiva” e como “teatro”.
Lula também citou a crise no meio ambiente, sem comentar as queimadas fora de controle no Brasi. Ele pediu investimentos de outros países na busca pelo desenvolvimento sustentável e criticou a atual governança global.
Lul parabenizou ainda a delegação da Palestina participar pela primeira vez da Assembleia-Geral, como observadora.
Leia mais: Lula ignora Venezuela, defende Cuba e ataca Israel na ONU
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)