Lula recebe o presidente da Itália no Planalto
Segundo o governo brasileiro, os dois líderes discutirão a relação entre os países e temas gerais
O presidente Lula (PT) recebe nesta segunda, 15, o presidente da Itália, Sergio Mattarella, no Palácio do Planalto. Pelo sistema parlamentarista da italiano, Mattarella é o chefe de Estado do país europeu, enquanto a chefia do governo cabe à primeira-ministra Giorgia Meloni.
Além do encontro no Planalto, o presidente da Itália e o brasileiro irão assinar uma série de acordos. O Brasil vai oferecer um almoço para Mattarella no Itamaraty.
Segundo o governo brasileiro, os dois líderes discutirão a relação entre os países e temas gerais, a exemplo da a reforma das instituições de governança global, das presidências italiana no G7 e brasileira no G20 e da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza que Lula planeja lançar.
Brasil e Itália devem assinar um acordo de reconhecimento recíproco de carteiras de habilitação entre os países. Está prevista também a assinatura de memorandos de entendimento entre a Embrapa e a Universidade de Turim.
De acordo com o Ministério de Relações Exteriores, a viagem de Mattarella é a primeira visita de Estado ao Brasil de um presidente italiano em 24 anos. Além de Brasília, ele terá compromissos durante a semana em São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Rio Grande do Sul.
A visita ocorre no ano em que se comemora o 150º aniversário da imigração italiana no Brasil.
Roteiro Antagonista: Começa o recesso no Legislativo
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)