Lula quer encontrar Jesus?
O presidente Lula pretende promover um grande evento com líderes evangélicos no mês que vem, fevereiro, segundo informa a coluna do Estadão, nesta quinta-feira, 4...
O presidente Lula pretende promover um grande evento com líderes evangélicos no próximo mês, fevereiro, segundo informa a coluna do Estadão, nesta quinta-feira, 4.
“O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sabe que precisa se aproximar do segmento, que representa cerca de 30% dos eleitores e ainda resiste a seu terceiro mandato”, afirma o jornal paulista.
Um dos responsáveis por tentar mediar esse contato do petista com o seguimento evangélico é o radicalmente cristão petista Jorge Messias, o advogado-geral da União.
“Acho que devemos apostar na estratégia do diálogo, com a qual se constrói confiança, para entender quais são as preocupações”, disse Messias ao jornal paulista. “Sempre podemos avançar mais. O presidente Lula já deixou muito clara sua disposição de ampliar esse diálogo.”
É tentativa de diálogo ou Lula quer encontrar Jesus?
A preocupação do PT com os evangélicos
Como mostramos ao longo da semana, Lula e o PT estão preocupados com a perda de espaço entre os evangélicos.
A Fundação Perseu Abramo vai criar, neste ano, um núcleo de estudos específico para temas religiosos e a relação do PT com diversas fés. A ideia do partido é simples: tentar entender o evangélico para tentar convertê-los ao partido.
A postura do PT, no entanto, soa contraditória. Ao longo de 2023, o governo Lula fez poucos acenos ao segmento evangélico.
Pautas conservadoras como Estatuto do Nascituro, que proíbe o aborto até nos casos permitidos por lei; o Estatuto da Família; a Lei Geral das Religiões, a regulamentação do homeschooling e o fim da retenção na fonte de imposto de renda de doações feitas às igrejas ficaram pelo caminho sem qualquer apoio do Planalto.
Durante a campanha, o então candidato Lula fez o que pôde para tentar atrair o eleitor evangélico. Ele divulgou, inclusive, uma carta em que ratificava apoio a esse público, prometendo dar apoio a algumas bandeiras da bancada cristã no Congresso Nacional.
“Declaro meu respeito e minha admiração pela fé, dedicação e amor com que os evangélicos realizam sua missão, seja na área da difusão do evangelho, seja na área da assistência social, proteção da infância, da juventude, das mulheres, dos idosos e das pessoas com deficiência. Da mesma forma é bem-vinda a participação de Evangélicos nas diversas formas de participação social no Governo, como Conselhos Setoriais e Conferências Públicas”, disse Lula na carta.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)