Lula: “Putin não pode ficar com território da Ucrânia”
Lula (foto) voltou a falar sobre a guerra na Ucrânia. Durante café da manhã com jornalistas, o presidente, que já chegou a dizer que Volodymyr Zelensky é tão culpado quanto Vladimir Putin pela invasão...
Lula (foto) voltou a falar sobre a guerra na Ucrânia. Durante café da manhã com jornalistas, o presidente, que já chegou a dizer que Volodymyr Zelensky é tão culpado quanto Vladimir Putin pela ocorrido, afirmou que o conflito “já passou da conta” e que Moscou não pode ficar com o terreno ucraniano. No entanto, Lula também defendeu que a Ucrânia, que foi invadida, faça concessões a Putin.
“Putin não pode ficar com o terreno da Ucrânia. Talvez nem se discuta a Crimeia, mas o que ele invadiu [em 2022] vai ter que repensar. O Zelensky não pode querer também tudo o que ele pensa que vai querer. Tudo isso é assunto que tem que ser colocado na mesa”, disse o presidente brasileiro.
Para Lula, houve um erro estratégico quando países desenvolvidos não “gastaram muito tempo” nas negociações de paz no início da guerra. O petista criticou a “entrada” imediata de países do bloco europeu e dos Estados Unidos no conflito.
“O Brasil defende a integridade territorial de cada nação. Nós não concordamos com a invasão da Rússia na Ucrânia. Agora, nós achamos que o mundo desenvolvido, sobretudo a União Europeia e os Estados Unidos, não poderia ter aceitado entrar na guerra da forma como entraram, com rapidez, sem antes gastar muito tempo tentando negociar. E negociar a paz é muito complicado”, afirmou o presidente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)