Lula promete recursos e ‘foco no resgate’ das vítimas no RS
O petista se reuniu com o governador Eduardo Leite (PSDB) e sobrevoou as regiões mais afetadas pelos temporais
O presidente Lula (PT) afirmou nesta quinta-feira, 2, que o governo federal “não medirá esforços e nem recursos” para ajudar as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. O petista se reuniu com o governador Eduardo Leite (PSDB) e sobrevoou as regiões mais afetadas pelos temporais.
“Não faltará ajuda para cuidar da saúde, do transporte, dos alimentos, tudo que tiver no alcance do governo federal, seja através dos ministérios, da sociedade civil, militares, vamos dedicar 24h de esforço para atender às necessidades básicas do povo isolado por causa da chuva”, disse o petista.
Lula ainda afirmou que o governo está focado no resgate de pessoas, mas garantiu que haverá dinheiro para a reconstrução da cidade. “No primeiro momento temos que salvar vidas, cuidar das pessoas, no segundo momento tem que fazer avaliação dos danos e pensar como encontrar dinheiro para reparar os danos”, completou o presidente.
Dados do portal G1 afirmam que subiu para 24 o número de vítimas em decorrência dos temporais que atingem o Rio Grande do Sul desde a segunda-feira 29. A Defesa Civil registra 13 mortes, e Corpo de Bombeiros e Brigada Militar (BM) confirmam outros 11 óbitos.
Além disso, 21 pessoas seguem desaparecidas. Ao todo, 147 cidades registraram transtornos, como inundações, quedas de barreiras e deslizamentos de terra. As áreas mais atingidas são as regiões Central, dos Vales, Serra e Metropolitana de Porto Alegre.
Após o encontro com Lula, o governador Eduardo Leite afirmou que a reunião foi muito proveitosa, e que governo federal e estadual estão alinhados no resgate à população. Leite ainda afirmou que esse já é o pior desastre climático do estado.
“A nossa reunião foi muito proveitosa no sentido de colocar toda velocidade, todo foco de forma equilibrada, tudo o que precisamos fazer para dar respostas com equipamento, efetivos, com foco no resgate das pessoas”, disse.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)