Lula pede a Trump que ‘pense como um habitante da Terra’
Petista teme por nova saída dos Estados Unidos do Acordo de Paris, após retorno de Donald Trump à Casa Branca
O presidente Lula (PT) disse nesta quinta-feira, 7, que o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, tem que pensar como um “habitante do planeta Terra” sobre uma eventual decisão do republicano em retirar novamente o país do Acordo de Paris.
“Acredito que o presidente Trump tem de pensar como um habitante do planeta Terra. E se ele pensa como o governante do país mais importante, mais rico do mundo, que tem mais tecnologia e que é melhor preparado do ponto de vista bélico, ele tem de ter a noção de que os Estados Unidos estão no mesmo planeta que eu estou e que uma ilha de 300 mil habitantes“, afirmou em entrevista à CNN Internacional.
Em seu primeiro governo, Trump cumpriu a promessa de campanha e retirou os Estados Unidos do Acordo de Paris por considerar “injusto” o documento assinado pelos países:
“Para cumprir o meu dever solene de proteger os Estados Unidos e os seus cidadãos, os Estados Unidos vão se retirar do acordo climático de Paris, mas iniciam as negociações para voltar a entrar no acordo de Paris ou em uma transação inteiramente nova em termos justos para os Estados Unidos, suas empresas, seus trabalhadores, suas pessoas, seus contribuintes“, afirmou o republicano em 2017.
O retorno do país ao Acordo de Paris ocorreu em 2021, e dura até o momento, quando Biden prometeu a redução das emissões de gases estufa no país e “combater as mudanças climáticas em parceria com os outros países”.
O que é o Acordo de Paris?
Desde 2015, o Acordo de Paris foi assinado por 195 países, entre eles os Estados Unidos, durante a COP21 com metas estabelecidas aos integrantes.
De acordo com o documento, o principal objetivo é manter o aquecimento global do planeta abaixo de 2ºC até o final do século e buscar alternativas para evitar uma elevação superior a 1.5ºc nos próximos anos.
Leia também: Lula quer ensinar Trump, mas não consegue conter queimadas
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (9)
eduardo henrique da silva mattos
08.11.2024 15:49Lula e as queimadas no País o que o governo fez?vai plantar batatas
EUD
08.11.2024 07:08lula PODERIA Aproveitar Bons Conselhos Para Gastar Com Putin, Os Aiatolás, Com Cuba Etc. E Se Aconselhar Com Maduro, Um Exemplo A NÃO Ser Seguido, Que Outrora Foi Seu Grande Amigo E Exemplo. !!!!!!!!!!KKKKKKKKK
EUD
08.11.2024 07:08lula PODERIA Aproveitar Bons Conselhos Para Gastar Com Putin, Os Aiatolás, Com Cuba Etc. E Se Aconselhar Com Maduro, Um Exemplo A NÃO Ser Seguido, Que Outrora Foi Seu Grande Amigo E Exemplo. !!!!!!!!!!KKKKKKKKK
Ademir Fenicio
08.11.2024 00:27lula aconselhando Trump é análogo a dilma aconselhando Angela Merkel
Suely Racy
08.11.2024 00:03Elon Musk vai ser uma boa influência para Trump trazendo ele para a agenda climática
Suely Racy
07.11.2024 23:44Faz 3 dias que Trump foi eleito. Não dá para saber se ele vai continuar nessa mentalidade. Ele passou por muita coisa além de 2 atentados contra sua vida. Eu acho que ele amadureceu e vai apoiar a agenda climática.
Paulo Pinto
07.11.2024 20:38Para cima de um presidente de direita esta narrativa hipotética e hipócrita não vai colar. Ridículo!
Marian
07.11.2024 20:34Fizemos @ nossa p@rte? Reduzimos a emissão de gases? Hahaha
Angelo Sanchez
07.11.2024 19:33Se não estou enganado, o Brasil deveria ter recebido alguns bilhões de dólares, por manter a floresta em pe´, até agora nem um tostão de real foi recebido. Com certeza o Acordo de Paris, é a reunião de líderes mais INÚTIL, do mundo que trata do desaquecimento global,