Lula, o lobista da Odebrecht
Lula, em junho de 2011, foi contratado pela Odebrecht para dar palestras na Venezuela. Quanto ele ganhou? Como ele foi pago? Ninguém sabe. A Época descobriu, porém, que Lula viajou a Caracas acompanhado por Alexandrino Alencar, o lobista da Odebrecht responsável pelos pagamentos de propina no exterior, segundo os depoimentos de Alberto Youssef e de seu operador...Garantia de bons negócios
Lula, em junho de 2011, foi contratado pela Odebrecht para dar palestras na Venezuela.
Quanto ele ganhou? Como ele foi pago? Ninguém sabe.
A Época descobriu, porém, que Lula viajou a Caracas acompanhado por Alexandrino Alencar, o lobista da Odebrecht responsável pelos pagamentos de propina no exterior, segundo os depoimentos de Alberto Youssef e de seu operador.
As palestras eram apenas um pretexto para justificar a viagem de Lula à Venezuela. Na verdade, seu papel era tentar expandir os negócios da Odebrecht no país. Ele tinha também de cobrar o pagamento de parte dos empréstimos concedidos pelo BNDES ao governo venezuelano.
O maior desses empréstimos havia sido negociado dois anos antes durante um encontro entre Lula e Hugo Chávez no hotel Pestana, em Salvador: 747 milhões de dólares para financiar o metrô de Caracas. O acordo previa, evidentemente, que a obra fosse tocada pela Odebrecht.
Documentos do TCU, obtidos por Época, revelam que “a construtora e o governo venezuelano receberam do BNDES mais dinheiro do que precisavam para executar as obras, sem apresentar as garantias necessárias para cobrir o risco de calote”.
O fato é que a Odebrecht tinha um avalista de peso: Lula.
Quanto ele ganhou? Como ele foi pago? Ninguém sabe.
Garantia de bons negócios
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)