Lula indica a aliados que pode escolher novo PGR semana que vem; Gonet é favorito
O presidente Lula indicou, nos últimos dois dias, que pretende resolver a indicação para o cargo de Procurador-Geral da República até o final da semana que vem...
O presidente Lula indicou, nos últimos dois dias, que pretende resolver a indicação para o cargo de Procurador-Geral da República até o final da semana que vem.
Lula tem ouvido aliados como o ministro do STF Gilmar Mendes; o advogado-geral da União, Jorge Messias, e integrantes da Câmara e do Senado, como o deputado Arthur Lira (PP-AL). O ex-presidente do Senado José Sarney também foi consultado pelo petista.
O vice-procurador-geral eleitoral Paulo Gonet é apontado como o favorito na disputa. Mas outros nomes aparecem também bem cotados como os subprocuradores Aurélio Rios e Luiz Augusto Santos Lima.
Tem pesado a favor de Gonet que o vice-PGE conta com apoio de parlamentares do Centrão, como o presidente da CCJ, Davi Alcolumbre, o que pode acelerar determinados ritos, como a sabatina do subprocurador-geral no colegiado.
Os opositores da indicação de Gonet afirmam que, caso ele seja indicado, haverá um empoderamento de ministros do STF. Além disso, o descarte de indciações como a de Luiz Augusto Lima poderia contrariar aliados históricos de Lula, como o próprio Sarney.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)