Lula reclama de FMI e Banco Mundial ao instalar Comissão do G20
O presidente Lula reclamou do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial durante a instalação da Comissão Nacional do G20, nesta quinta-feira, 23. A solenidade...
O presidente Lula reclamou do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial durante a instalação da Comissão Nacional do G20, nesta quinta-feira, 23. A solenidade ocorreu no Palácio do Planalto.
“Não é possível que o Banco Mundial, o FMI e tantas outras instituições financeiras contribuem funcionando como se nada estivesse acontecendo no mundo. Como se estivesse tudo resolvido. Muitas vezes instituições que emprestam dinheiro não com o objetivo de salvar o país que está tomando dinheiro emprestado, mas para pagar dívidas e não produzir um ativo produtivo numa demonstração que não há contribuição para salvar a vida dos países.”
Lula defendeu uma reavaliação sobre financiamento para “países pobres”. Citou os exemplos da Argentina e de países africanos, cujas economias passam por crise, e disse que esse assunto será tratado durante a presidência do Brasil no G20. O Brasil assume o comando do bloco em 1º de dezembro, no qual permanece até 2024.
“Nós estamos vendo o que aconteceu na Argentina, no continente africano com 800 bilhões de dólares de dívida, e, se não houver uma rediscussão de como fazer financiamento para os países pobres, a gente não vai ter solução”, completou.
O evento contou com a presença dos ministros de governo, dos presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, e do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)