Lula e seu apego às ‘ditaduras amigas’ do PT
O Globo afirma, em editorial publicado nesta quarta (31), que a recepção de Lula (à direita na foto) a Maduro (à esquerda na foto) foi “vexatória” e que o ditador venezuelano foi tratado pelo presidente brasileiro como se fosse um “amigo de fé” democrata...
O Globo afirma, em editorial publicado nesta quarta (31), que a recepção de Lula (à direita na foto) a Maduro (à esquerda na foto) foi “vexatória” e que o ditador venezuelano foi tratado pelo presidente brasileiro como se fosse um “amigo de fé” democrata.
“É conhecido o apego do presidente Luiz Inácio Lula da Silva às ‘ditaduras amigas’ do PT — especialmente, Cuba, Nicarágua e Venezuela —, mas passou muito do tom a recepção efusiva ao ditador venezuelano, Nicolás Maduro, recebido por Lula no Palácio do Planalto com todas as honras de chefe de Estado na véspera da reunião com presidentes da América do Sul”, diz o jornal.
“Num discurso recheado de incoerência e exagero, Lula se referiu ao encontro com Maduro como ‘momento histórico’. […] Criticou os Estados Unidos pelo embargo econômico ‘pior do que uma guerra’ e, numa ofensa às famílias das vítimas da ditadura, chamou de ‘narrativas’ a constatação de que a Venezuela não vive sob regime democrático. Os presidentes do Uruguai, Luis Lacalle Pou, e do Chile, Gabriel Boric, condenaram as declarações de Lula”, prossegue.
“Em que planeta vive ele? Ao contrário do que diz, os ataques à democracia na Venezuela estão longe de ser fantasia. São fatos comprovados por organizações internacionais e locais que tentam resistir à asfixia imposta pelo governo autocrata. […] Lula foi eleito para seu terceiro mandato sob a bandeira da defesa da democracia. […] É no mínimo contraditório que celebre com desenvoltura um regime oposto a tudo que pregou aos eleitores”, acrescenta O Globo.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)