Lula e a busca por um sucessor de Aras
Reportagem de capa da nova edição de Crusoé, assinada por Duda Teixeira e Wilson Lima, destaca a escolha de um sucessor para...
Reportagem de capa da nova edição de Crusoé, assinada por Duda Teixeira e Wilson Lima, destaca a escolha de um sucessor para Augusto Aras (foto) na Procuradoria-Geral da República.
O ungido do petista deverá seguir na mesma toada do procurador-geral atual, escolhido por Jair Bolsonaro, e deverá ser mais um exemplo de denominador comum entre o bolsonarismo e o lulismo.
“Os dois nomes que estão sendo cotados devem atender o presidente nesse sentido. O favorito, neste momento, é o vice-procurador-geral eleitoral Paulo Gonet. O carioca, nascido em 1961, ganhou espaço junto ao Palácio do Planalto por ter atuado em prol do governo Lula nas ações de inelegibilidade de Jair Bolsonaro no TSE. Considerado linha dura, Gonet foi cirúrgico nas investigações que miravam o ex-presidente da República e seus aliados. Além disso, Gonet tem um padrinho importante: o ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE. Outro figurão que endossa a candidatura de Gonet é o ministro Gilmar Mendes. Afinal de contas, o vice-PGE fundou, em 1998, com Gilmar e Inocênico Coelho, o Instituo Brasiliense de Direito Público — universidade de referência na área jurídica na capital do país. No final de agosto, Lula teve uma conversa reservada com Gonet. No papo, o petista disse apenas que gostaria de um MPF que não eleja e persiga adversários, em uma referência clara ao ex-PGR Rodrigo Janot.
Outro nome que ganhou espaço nas últimas semanas é o do subprocurador Antônio Carlos Bigonha. Ele tem sido defendido principalmente por integrantes do PT. Bigonha se destacou na área ambiental, defende a indenização de vítimas da ditadura militar e teve uma ação crítica ao longo da Operação Lava Jato, o que é sempre um ativo importante para Lula.”
Leia a reportagem completa aqui. Assine a Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)