06.01.2023
Lula diz que ministros têm “obrigação” de manter boas relações com Congresso
O presidente Lula (PT) disse que os ministros terão obrigação de manter boas relações com o Congresso. “Nós é que precisamos manter uma boa relação com o Congresso Nacional e cada um de vocês tem a obrigação de manter a mais harmônica relação com Congresso”...
O presidente Lula (PT) disse que os ministros terão obrigação de manter boas relações com o Congresso.
“Nós é que precisamos manter uma boa relação com o Congresso Nacional e cada um de vocês tem a obrigação de manter a mais harmônica relação com Congresso”, disse na abertura da primeira reunião ministerial, nesta sexta-feira (6).
A fala do petista foi quase uma “aula” aos integrantes da Esplanada sobre como garantir a base de apoio para o novo governo. “É o Congresso que nos ajuda. Nós não mandamos no Congresso. Nós dependemos do Congresso e por isso cada ministro tem que ter a paciência e a grandeza de atender bem cada deputado, cada senador que o buscar porque senão quando a gente vai pedir um voto, que vai falar com os deputados os senadores, diz ‘não, eu não votar porque eu fui em tal ministério e nem me receberam.'”
Lula também fez referência ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). “Não é o Lira que precisa de mim é o governo que precisa da boa vontade do presidente da Câmara”.
Os três líderes do governo no Legislativo estão presentes: Randolfe Rodrigues (Rede-AP), do Congresso, José Guimarês (PT-CE), da Câmara, e Jaques Wagner (PT-BA), do Senado.
Lula ainda afirmou: “Muitos de vocês são resultado de acordos políticos, porque não adianta a gente ter o governo tecnicamente formado em Harvard e não ter o voto na Câmara dos Deputados e não ter o voto do Senado”. Fala que pode ser entendida como uma alfinetada ao ex-ministro da Economia da gestão Jair Bolsonaro (PL), Paulo Guedes.
Assista: