Lula diz que interrupção de obras é “desgraça” para o Brasil
O petista responsabilizou os governantes pela interrupção dos projetos porque, na avaliação dele, “cada um quer criar sua marca, seu legado”...
O presidente Lula (PT) disse nesta sexta-feira, 19, que uma das maiores “desgraças” do Brasil é a “descontinuidade de obras públicas” feitas nas prefeituras, Estados e pela União. O petista responsabilizou os governantes pela interrupção dos projetos porque, na avaliação dele, “cada um quer criar sua marca, seu legado”.
“Basta mudar de governo para que a obra seja paralisada porque cada governante quer criar a sua marca, cada governante quer deixar o seu legado. Não é um legado do povo, é um legado pessoal: ‘essa obra é minha, esse viaduto é meu, essa ponte é minha, essa ferrovia é minha, esse porto é meu’. Quando deveria ser o contrário”, criticou.
Segundo Lula, quando ele assumiu o terceiro mandato, a equipe do governo encontrou 10 mil obras paralisadas. Nesse sentido, criticou indiretamente gestões anteriores que não concluíram empreendimentos que foram iniciados, por exemplo, no último ano do seu segundo mandato, em 2010.
“Nós encontramos este país com mais de 10 mil obras paralisadas. Eu estou inaugurando a casa que eu comecei a levantar em 2010, e que ficaram paralisadas”, declarou Lula durante assinatura do termo de compromisso para construção da Escola de Sargentos das Armas, na sede do Comando Militar do Nordeste, no Recife (PE).
Durante o lançamento da obra, que será feita em uma área de preservação ambienta, Lula aproveitou para fazer um afago aos militares. Segundo o petista, se não fosse o Exército, “tudo teria se transformado em favela” naquela região.
“Eu sei da vocação e da capacidade de luta dos nossos ambientalistas, sei de tudo isso, mas o que a gente precisa fazer, a gente precisa agradecer alguma coisa. Se não fosse o Exército nessa área, ainda teria alguma árvore aqui ou tudo teria se transformado em favela, em ocupação desordenada?”, afirmou Lula.
Novo PAC
Desde que assumiu o governo, em janeiro de 2022, Lula elencou como prioridade a criação de um novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Nesta quinta-feira, 18, em Ipojuca (PE), o presidente anunciou a retomada das obras da refinaria Abreu e Lima da Petrobras, que faz parte do projeto.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)