Lula deve se reunir com chanceler russo em Brasília
Lavrov será o representante do governo de Vladimir Putin durante a reunião de chanceleres do G20
O presidente Lula (PT) deve se reunir com o chanceler russo, Sergei Lavrov, em Brasília na próxima quinta-feira (22). Lavrov será o representante do governo de Vladimir Putin durante a reunião de chanceleres do G20, que será realizada no Rio de Janeiro.
Após o evento, o chanceler russo deverá embarcar para Brasília. O encontro, no entanto, ainda não está confirmado oficialmente pelo Palácio do Planalto.
Se confirmada, essa será a segunda visita do chanceler de Putin a Brasília e ocorre e meio ao aumento da tensão diplomática entre Brasil e Israel. A expectativa é de que a guerra da Rússia contra a Ucrânia seja um dos assuntos da pauta de Lavrov com o presidente brasileiro.
Em abril do ano passado, quando esteve no Itamaraty para uma reunião bilateral com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, Lavrov chegou a dizer que o Brasil e Rússia tinham visão similar sobre a guerra na Ucrânia. “Falamos sobre várias questões relevantes da agenda internacional e regional, ressaltando que as abordagens de Brasil e Rússia de questões acontecendo hoje no mundo são similares”, disse Lavrov.
Já o chanceler brasileiro, por sua vez, tratou de forma menos extensa a situação do Leste Europeu. Além de não usar a palavra “guerra” ao se referir à invasão russa ao território ucraniano, Vieira criticou a aplicação de sanções unilaterais contra a Rússia fora do sistema ONU.
Para ele, as punições, da maneira como foram impostas, “têm impacto negativo em todo o mundo”, em especial nos países em desenvolvimento.
“Reiterei a posição em favor de um cessar-fogo imediato, respeito ao direito humanitário e em favor de uma solução negociada tendo em vista uma paz duradoura que contemple as preocupações securitárias de ambos os lados”, disse à época.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)