Lula critica Hugo Chávez para legitimar o Foro de São Paulo
Lula (PT; foto) criticou o falecido ditador venezuelano Hugo Chávez para tentar legitimar o Foro de São Paulo durante seu discurso na...
Lula (PT; foto) criticou o falecido ditador venezuelano Hugo Chávez para tentar legitimar o Foro de São Paulo durante seu discurso na 26ª edição do foro, em Brasília nesta quinta-feira (29).
O petista usou caso específico da suposta rejeição à participação de Chávez na terceira edição do foro, em 1992 na Nicarágua, para afirmar que a entidade defende a democracia.
Naquele mesmo ano, o ainda tenente-coronel liderara uma tentativa fracassada de golpe de Estado na Venezuela. Chávez só chegaria ao poder em 1999.
“É importante vocês lembrarem que, no segundo encontro (sic) que tivemos, em El Salvador (sic), o Chávez quis participar do Foro de São Paulo e não deixamos, porque ele tinha tentado dar um golpe na Venezuela”, disse Lula.
“Nós não deixamos ele participar, porque ‘você não é democrata, você tentou dar golpe, você não vai participar do foro'”, acrescentou.
Lula prosseguiu seu discurso tecendo elogios ao co-fundador do foro, o ditador Fidel Castro, que controlou Cuba por três décadas. O petista também omitiu o fato de que participam do foro hoje os ditadores Nicolás Maduro, da Venezuela, e Daniel Ortega, da Nicarágua.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)