Lula confirma visita à Bolívia em julho
Lula vai se encontrar com o presidente da Bolívia, Luis Arce, em Santa Cruz de la Sierra no dia 9 de julho
O presidente Lula (PT) confirmou nesta quinta-feira, 27, que vai manter sua viagem à Bolivia mesmo diante da crise política que enfrenta o país. O petista pretende fazer uma visita à cidade de Santa Cruz de la Sierra no dia 9 de julho.
Na quarta-feira, 26, militares cercaram o palácio presidencial na capital, La Paz, para tentar destituir o presidente Luis Arce. O movimento era liderado pelo general Juan José Zúñiga, que foi preso poucas horas depois da tentativa de golpe de Estado.
“Eu sou contra golpe, sou favorável à democracia e por isso eu vou lá para fortalecer o Arce, a democracia e mostrar para os empresários que é muito importante que se mantenha a Boliívia governada democraticamente”, disse Lula em entrevista à Rádio Itatiaia.
Ainda durante a entrevista, Lula associou a tentativa de golpe na Bolívia aos interesses na grande quantidade de reservas de lítio do país. “A Bolívia é um país que tem muitos interesses internacionais porque é a maior reserva de lítio do mundo. E tem outros minerais de muita importância, além de ter gás. É preciso que a gente tenha em mente que tem interesse em dar golpe”, completou o presidente.
Militares presos
Além de Juan José Zúñiga, ao menos outros 10 militares foram presos por participação na tentativa de golpe.
Segundo publicado pelo El País, Zúñiga disse a jornalistas que esteve com o presidente no domingo, ocasião em que Arce teria reclamado que a situação estava “muito complicada”. Ainda de acordo com o general, o presidente propôs “montar algo” para elevar a popularidade.
Zúñiga afirmou ter questionado se veículos blindados deveriam ser usados, e o chefe de Estado teria dado sinal positivo.
Arce convocou os bolivianos a se mobilizar contra uma tentativa de “golpe de Estado” e nomeou um novo comando militar horas depois de ter pedido respeito à democracia ao denunciar “mobilizações irregulares” de militares em frente ao Palácio Queimado, a sede presidencial em La Paz, na Praça Murillo.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)