Lula confirma adesão à Opep+ para “convencer” países a abandonar petróleo
O presidente Lula (foto) participa neste sábado, 2, da COP28, a conferência da ONU sobre mudanças climáticas...
O presidente Lula (foto) participa neste sábado, 2, da COP28, a conferência da ONU sobre mudanças climáticas.
No evento, em Dubai, ele afirmou que o Brasil participará da Opep+ para “convencer” os países produtores de petróleo a acabar com a exploração dos combustíveis fósseis.
“Eu acho importante a gente participar porque precisamos convencer os países produtores de petróleo que eles precisam se preparar para o fim dos combustíveis fósseis. E se preparar significa aproveitar o dinheiro que eles lucram com petróleo e fazer investimento para que um continente como o africano, como a América Latina, possa produzir os combustíveis renováveis que eles precisam.”
Lula afirmou ainda que o Brasil “não vai apitar nada no bloco”.
“Muita gente ficou assustada: ‘Nossa, o Brasil vai participar da Opep’. O Brasil não vai participar da Opep, vai participar da Opep+. Eu vou lá, escuto, só falo depois que eles tomarem a decisão e venho embora. Não apito nada.”
O convite do grupo de países exportadores de petróleo ao Brasil foi divulgado na quinta.
Fundada em 1960, a Opep é composta por 13 países-membros, que são grandes produtores de petróleo ao redor do mundo. A maioria está localizada no Oriente Médio, mas também inclui Venezuela, Equador e Nigéria. Além disso, existem outros dez países parceiros, dentre eles, Rússia, México, Malásia e Bahrein. O Brasil se encaixaria nessa categoria.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)