Lula chega a Brasília em avião reserva
O avião presidencial apresentou uma falha técnica ao decolar do aeroporto da Cidade do México na terça-feira, 1º de outubro, e precisou ser substituído
Após uma falha no avião presidencial no final da tarde de terça-feira, 1º de outubro, o presidente Lula (PT) chegou a Brasília nesta quarta-feira, 2, às 10h12.
Devido aos problemas técnicos, o petista utilizou uma aeronave reserva da Presidência para retornar ao país.
A Secretária de Comunicação da Presidência (Secom) informou que o “voo foi tranquilo sem nenhuma intercorrência”.
A falha do avião de Lula
O avião presidencial, no qual Lula e outras 15 pessoas estavam a bordo, precisou retornar à Cidade do México na noite de terça-feira, 1º, após detectar falha técnica.
A aeronave voou em círculos por 5 horas para consumir combustível necessário para realizar o pouso de emergência. Ao todo, foram realizadas 50 voltas no espaço aéreo mexicano antes de pousar no Aeroporto Internacional Felipe Ángeles.
Ninguém ficou ferido.
FAB confirma problema técnico
O problema técnico foi confirmado Força Aérea Brasileira (FAB).
“Informo que a aeronave presidencial VC-1, que transporta o Senhor Presidente da República no trecho entre o México e o Brasil, apresentou um problema técnico após a decolagem do Aeroporto da Cidade do México, nesta terça-feira (01/10)”.
“Realizados, com sucesso, os procedimentos de segurança para solução do problema apresentado, os pilotos aguardam o consumo de combustível necessário para retornarem ao mesmo aeródromo da decolagem, com troca de aeronave e regresso a Brasília”, acrescentou.
Lula estava na Cidade do México desde segunda-feira, 30 de setembro, para participar da cerimônia de posse da nova presidente mexicana, Claudia Sheinbaum. A cerimônia ocorreu nesta terça.
Avião reserva
Usado pelo chamado “Escalão Avançado” (Escav), responsável por organizar as viagens presidenciais, o segundo avião decolou pouco após as 23h30 (horário de Brasília).
Durante a madrugada, ele fez escala no Panamá antes de vir ao Brasil.
Leia também em Crusoé: Posse no México terá Lula, ditadores e populismo pueril
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)