Lula admite ‘flop’ do PT no primeiro turno das eleições
"Não fomos bem em São Paulo. Perdemos São Bernardo do Campo, Santo André, e até Araraquara, onde tínhamos certeza da vitória", destacou o presidente
O presidente Lula afirmou nesta sexta-feira,11, que é necessário “rediscutir” o papel eleitoral do PT em relação ao primeiro turno das eleições municipais. Ele ressaltou que, embora o partido tenha eleito mais candidatos do que em 2020, o desempenho ficou aquém do esperado. O PT segue com número expressivo de eleições na região Nordeste. Em contrapartida, o resultado nos municípios de São Paulo foi considerado insatisfatório pela legenda. Apenas três prefeitos foram eleitos. Lula está em Fortaleza e concedeu entrevista à rádio O Povo/CBN.
O PT foi vitorioso em 248 municípios no primeiro turno e segue na disputa em 13 cidades, incluindo quatro capitais: Fortaleza, Porto Alegre, Natal e Cuiabá. Há quatro anos, o partido havia eleito 182 prefeitos, nenhum deles em capitais. Deste total, 168 prefeitos foram eleitos no Nordeste, representando cerca de 70% do total. Piauí e Bahia se destacaram com o maior número de eleitos, 50 e 49, respectivamente.
“Temos que rediscutir o papel do PT. Hoje, 80% dos prefeitos foram eleitos em cinco estados, todos do Nordeste. Tivemos boa participação no Rio Grande do Sul, e em Minas Gerais ganhamos as cidades que já governávamos (Contagem e Juiz de Fora), mas não fomos bem em São Paulo. Perdemos São Bernardo do Campo, Santo André, e até Araraquara, onde tínhamos certeza da vitória. Estamos no segundo turno em Mauá e Diadema… Em Teresina, todos consideravam certa a eleição do candidato do PT (Fábio Novo)”, disse Lula.
A derrota da petista Eliana Honain em Araraquara serviu de ‘termômetro’ para o partido sobre o cenário eleitoral em São Paulo. A cidade é governada há oito anos pelo ex-ministro de Dilma Rousseff Edinho Silva. Mesmo assim, o candidato do PL, Doutor Lapena, foi o escolhido pela população. Nesta semana, Edinho, cotado para a presidência do PT, atribuiu o insucesso ao ambiente de polarização que, segundo ele, prejudicou o partido. Em São Paulo, o PT venceu em três cidades: Matão, Santa Lúcia e Lucianópolis.
Boulos
Lula afirmou estar confiante na vitória de Guilherme Boulos (PSOL) em São Paulo, apesar do cenário desfavorável apontado pelo Datafolha, que indica uma ampla vantagem de Ricardo Nunes (MDB).
“Ele tem duas semanas para convencer as pessoas. Eu, se puder ajudá-lo, vou ajudá-lo”, disse Lula.
E completou: “Nesta eleição, minha participação foi mais limitada, porque sou o presidente da República, tenho uma base muito ampla no Congresso Nacional. Em São Paulo, me envolvi um pouco, fui lá duas vezes, pois lá a disputa é entre o lulismo e o bolsonarismo”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)