Luiz Gonzaga, Rei do Baião, eternizado no Livro de Heróis e Heroínas da Pátria
O Rei do Baião, Luiz Gonzaga, honrado no Livro de Heróis e Heróiínas da Pátria Um dos grandes símbolos da rica e diversa cultura brasileira, o Rei do Baião, Luiz Gonzaga, agora é oficialmente parte do Livro de Heróis e Heroínas da Pátria. Essa honra foi concedida na semana passada, após a sanção da Lei … Continued
Um dos grandes símbolos da rica e diversa cultura brasileira, o Rei do Baião, Luiz Gonzaga, agora é oficialmente parte do Livro de Heróis e Heroínas da Pátria. Essa honra foi concedida na semana passada, após a sanção da Lei 14.793 pelo presidente Lula, sem nenhum tipo de veto.
Além de Gonzaga, o registro ainda inclui os Lanceiros Negros do Rio Grande do Sul, o professor Abdias do Nascimento e os potiguares, Felipe Camarão e Clara Camarão, reconhecendo, assim, a contribuição inestimável dessas personalidades para a construção da identidade nacional.
Um livro de aço em honra aos heróis e heroínas da pátria
O Livro de Heróis e Heroínas da Pátria, muitas vezes referido como Livro de Aço, em razão de seus robustos páginas de aço, encontra-se no Panteão da Pátria, localizado na Praça dos Três Poderes, em Brasília.
Luiz Gonzaga é eternamente lembrado por ter divulgado a música tradicional do nordeste brasileiro, o baião, nas demais regiões do país e até mesmo internacionalmente. Importante ressaltar que Gonzaga ainda figura entre as personalidades negras de relevância homenageadas pela Fundação Cultural Palmares (FCP).
Gonzaga: A Voz do Nordeste Brasileiro
Luiz Gonzaga nasceu em 13 de dezembro de 1912 e, prontamente, usou sua música como plataforma para exprimir as alegrias e desafios dos brasileiros do Nordeste. Com seu estilo incomparável, o Rei do Baião, que faleceu em 2 de agosto de 1989, deixou um verdadeiro exército de seguidores que perpetuam seu legado.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)