Lira sinaliza que PL ficará com a CCJ da Câmara
O partido já escolheu a deputada Caroline de Toni (PL-SC) para presidir a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara em 2024
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, sinalizou aos líderes da Casa que vai seguir o acordo realizado em 2023 e entregar a presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) ao PL, principal partido de oposição ao governo.
Segundo O Globo, o deputado irá se reunir entre quarta, 21, e quinta-feira, 22, com as bancadas partidárias para reunir os pedidos de presidências de comissão.
“Eu tenho certeza de que a CCJ será do PL. Todos querem, mas eu confio na palavra do presidente Lira e no respeito dos meus pares ao cumprimento regimental. Acho que não há qualquer discussão em relação a este acordo pacificado com Lira”, disse o líder do PL na Câmara, Altineu Côrtes (RJ), ao jornal.
A expectativa é que haja definição sobre as comissões até a próxima semana.
O PL já escolheu o futuro presidente da CCJ
O PL, partido de Jair Bolsonaro e Valdemar Costa Neto, já escolheu a deputada Caroline de Toni (SC) para presidir a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara em 2024.
De Toni foi alçada ao posto após o partido fechar a candidatura de Alexandre Ramagem à prefeitura do Rio de Janeiro.
Caroline de Toni tem atuado intensamente para aprovar o Estatuto do Nascituro, um projeto de lei que proíbe o aborto no país, inclusive em casos que já foram liberados pelo STF. A CCJ é a comissão temática mais importante da Câmara.
E o PT?
Sem o comando da CCJ, o PT, partido do presidente Lula, deve assumir a Comissão do Orçamento.
De acordo com o jornal, os petistas também querem as comissões de Saúde e Educação.
A Saúde é a comissão com o maior volume de emendas a serem distribuídas, com 4,5 bilhões de reais disponíveis no orçamento anual, seguida por Integração de Desenvolvimento Regional, com 1,2 bilhão de reais, Esporte, com 650 milhões de reais, Agricultura, com 356 milhões de reais, Meio Ambiente, 200 milhões de reais, e Educação, com 180 milhões de reais.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)