Lira mira cadeira no Senado em 2026
A 'O Globo', Lira disse que a articulação política em Maceió vai além do pleito que será realizado em outubro de 2024
Em seus últimos meses à frente da Câmara dos Deputados, o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), que tenta eleger o maior número de aliados nas eleições municipais de 2024, reconheceu a possibilidade de ser candidato ao Senado por Alagoas em 2026.
“Há uma especulação forte em Alagoas (sobre ser candidato ao Senado). Por quê? Porque, para deputado federal, tenho 52 prefeitos. Fui o federal mais votado da história de Alagoas, presidente da Câmara, ajudo muito meu estado, meus municípios. Então, é lógico que o nome é lembrado”, disse Lira em entrevista a O Globo, publicada nesta segunda-feira, 22.
O presidente da Câmara prometeu apoiar a candidatura do prefeito de Maceió e candidato à reeleição, João Henrique Caldas (PL), o JHC, mesmo sem ter indicado o vice.
Ao jornal, Lira disse que a articulação política na capital alagoana vai além do pleito que será realizado em outubro.
“Especula-se muito o vice do JHC, mas o prefeito é bem avaliado e quer se resguardar politicamente. Nosso debate não é sobre o vice deste ano, é sobre 2026. Queremos uma construção. Hoje, penso em ajudar os amigos, eleger prefeitos”, afirmou.
Quem JHC escolheu como vice?
A aliados, o prefeito de Maceió e candidato à reeleição, JHC, afirmou que terá como vice o senador Rodrigo Cunha (Podemos).
Caso a chapa formada por JHC e Rodrigo Cunha seja eleita, a família do prefeito deve garantir uma vaga no Senado, já que Eudócia Caldas, mãe de João Henrique Caldas, é suplente de Rodrigo Cunha.
Como prefeito da capital, JHC deve ser candidato a governador de Alagoas em 2026 e deixar a prefeitura para o vice.
Leia mais: Disputa em Alagoas motivou quebra de acordo sobre ‘blusinhas’?
Os planos de Lira até 2026
Como mostrou Crusoé, Arthur Lira não deseja se tornar um novo Rodrigo Maia, relegado ao ostracismo depois de comandar a Câmara dos Deputados.
Ao contrário de seu antecessor na presidência da Casa, Lira almeja ocupar o Ministério das Cidades a partir de 2025.
O projeto foi discutido em meio às negociações para a entrada do PP, o partido de Lira, na base aliada do governo, em 2023.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)