16.01.2023
Lira diz que negacionistas de invasão serão responsabilizados
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse que todos os envolvidos na invasão ao prédio do Congresso Nacional, em 8 de janeiro, devem ser "severamente punidos"...
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse que todos os envolvidos na invasão ao prédio do Congresso Nacional, em 8 de janeiro, devem ser “severamente punidos”. Tal penalidade passaria inclusive por deputados que negassem a destruição do prédio causada por bolsonaristas.
“Todos que tiverem responsabilidade vão responder – inclusive parlamentares que andam difamando e mentindo com vídeos, dizendo que houve inverdade nas agressões que sofreram em seu prédio”, disse Lira em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (16). “Esses deputados serão chamados à sua responsabilidade, porque todos viram as cenas terríveis, violentas e gravíssimas.”
Ele, no entanto, evitou condenar as ações dos deputados eleitos André Fernandes (PL-CE), Nikolas Ferreira (PL-MG) e Clarissa Tercio (PL-MG), investigados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) de incitar os atos de bolsonaristas contra os próprios poderes constituídos.
“Em um primeiro momento eu conversei com os três parlamentares”, disse Lira. Apesar de pedir investigação a Aras sobre nomes presos pela polícia legislativa, o presidente da Câmara disse que “não viu nos três deputados nenhum ato que corroborasse o ato no inquérito”.
Ele participou de um evento com o interventor federal na Secretaria de Segurança Pública do DF, Ricardo Cappelli, e da governadora em exercício do DF, Celina Leão.
Assista: