Lira defende semipresidencialismo, mas não para 2022
Em Lisboa para o fórum jurídico de Gilmar Mendes, Arthur Lira encampou uma das ideias do ministro do Supremo para melhorar a governabilidade no Brasil: o semipresidencialismo...
Em Lisboa para o fórum jurídico de Gilmar Mendes, Arthur Lira encampou uma das ideias do ministro do Supremo para melhorar a governabilidade no Brasil: o semipresidencialismo.
“Cada dia vem ficando mais presente esse debate. Temos um sistema presidencialista numa Constituição parlamentarista, o que acaba criando esse presidencialismo de coalisão. A base que dá apoio, que não dá apoio, como dá apoio.”
Segundo o presidente da Câmara, o debate sobre o semipresidencialismo deve ocorrer, mas sem açodamento. “Não precisamos discutir isso para 2022”, disse. Para ele, o modelo “vai ser a solução de crises institucionais, vai resolver problemas políticos de gestão e coalisão”.
“Vai dar liberdade maior para aquele presidente que foi eleito, através de um Congresso com um primeiro-ministro e coadunado numa união administrativa, para poder fazer as modificações estruturantes que o Brasil precisa e não andam.”
Imagine Arthur Lira como primeiro-ministro.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)